Alunos de Barcelos sensibilizados

Cerca de 30 alunos da Escola Rosa Ramalho, em Barcelos, participaram numa ação de sensibilização do programa RAMPA com o objetivo de chamar a atenção dos mais novos para as dificuldades vividas, no dia-a-dia, por pessoas com mobilidade reduzida.
Alunos de Barcelos sensibilizados

Escola Rosa Ramalho

Com recurso a cadeiras de rodas, canadianas e vendas nos olhos, os alunos do 7º e 9º anos experienciaram, na pele, a dificuldade que ações tão simples como ir ao bar, traspor uma porta ou ir à casa de banho podem significar para pessoas com deficiência visual e motora.

Todos os alunos tiveram oportunidade de experimentar as várias dificuldades, e a conclusão foi generalizada: andar de cadeira de rodas ou canadianas na escola é muito mais complicado do que parece.

Através destas ações de sensibilização, a Câmara pretende chamar a atenção para a necessidade de construir um município para todos, livre de barreiras físicas e arquitetónicas.

O Programa RAMPA, que decorre desde outubro de 2012, prevê, para além das ações de informação e sensibilização que têm vindo a ser desenvolvidas, o levantamento das barreiras arquitetónicas do perímetro urbano do concelho, nomeadamente das freguesias de Arcozelo, Barcelos, Barcelinhos, Vila Boa e Vila Frescaínha de São Martinho.

Ver album de fotos no Facebook