Você está aqui: Entrada Notícias Ambiente e Recursos Naturais

Ambiente e Recursos Naturais

Rúben Oliveira vence Concurso Energias Renováveis 2016

2017-01-09

Integrado nas diversas ações de sensibilização ambiental promovidas pelo Município de Barcelos, a segunda edição do Concurso Energias Renováveis, lançado no ano letivo 2014|2015, e direcionado a estabelecimentos de ensino (3º ciclo, secundário, superior, especial) e a todos os munícipes, premiou este ano Rúben Oliveira pela construção da máquina de produção de energia elétrica, através da biomassa. A cerimónia da entrega do prémio terá lugar, nos Paços do Concelho, com a atribuição de 500 euros pelas mãos do Presidente da Câmara.

Ação de reflorestação marca Dia Internacional da Floresta Autóctone

2016-11-18

A Câmara Municipal de Barcelos comemora o Dia Internacional da Floresta Autóctone, que se celebra a 23 de novembro, com várias atividades e ações de sensibilização.

Município de Barcelos volta a aderir à Semana Europeia da Mobilidade

2016-09-13

O Município de Barcelos volta a aderir à Semana Europeia da Mobilidade, uma iniciativa da Agência Portuguesa do Ambiente, cujo lema de 2016 é “Mobilidade Inteligente. Economia Forte”.

Fotografia e ambiente em destaque na Casa do Vinho

2016-05-31

Entre 6 e 30 de junho, vai estar patente na Casa do Vinho, a exposição “Património Ambiental de Barcelos”, que reúne cerca de 40 fotografias que estiveram a concurso numa iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Barcelos, através do Pelouro do Ambiente. O objetivo é sensibilizar a população barcelense para a preservação do meio ambiente.

CIM Cávado promove worshop sobre “A Preservação das Margens Ribeirinhas e o Projeto Rios”

2016-05-19

Inserido na segunda edição do programa "AQUA Cávado: o rio que nos une", a CIM Cávado e Agência de Energia do Cávado, em parceria com os municípios, promovem no próximo sábado, dia 21 de maio, dois workshops subordinados aos temas "A Preservação das Margens Ribeirinhas e o Projeto Rios" e "O Cávado e as Invasoras".

Câmara promove várias atividade na Semana do Ambiente

2016-05-10

Entre 4 e 7 de junho, a Câmara Municipal de Barcelos vai promover, em parceria com a CIM-Cávado e Agência de Energia do Cávado, várias atividades relacionadas com a natureza, no âmbito da Semana do Ambiente que visa essencialmente dar a conhecer as potencialidades do património ambiental através de uma vertente lúdica.

Medida da Câmara Municipal de Barcelos - isenção de taxas para legalização de explorações agrícolas - elogiada pela Cooperativa Agrícola

2016-03-30

“Agro-pecuária em Barcelos. Que futuro?” marcou o encontro de sinergias entre a autarquia e os proprietários

A Limpeza e a desobstrução das linhas de água são uma responsabilidade de todos

2016-03-22

Como acautelar a obstrução de canais de água, rios ou riachos, como prevenir as inundações das margens e dos terrenos agrícolas é o objetivo fundamental que levou o Município de Barcelos, através do pelouro do Ambiente, a promover, no dia 8 de abril, no auditório dos Paços do Concelho, pelas 21.00 horas, uma sessão pública de esclarecimento com o Dr.º Lamas de Oliveira, representante da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), sobre o tema limpeza e desobstrução de linhas de água, dirigida a particulares e a atores locais (Juntas de Freguesias, bombeiros, associações de regantes, proteção civil, etc...), sessão esta que tinha sido adiada devido a problemas de saúde do palestrante.

Câmara Municipal de Barcelos comemorou o Dia Internacional das Florestas

2016-03-21

Comemora-se hoje, dia 21 de março, o Dia Internacional das Florestas, mas devido às férias escolares, o Município de Barcelos antecipou a comemoração e promoveu, na passada quinta-feira, dia 17 de março, dois ateliês de atividades interativas e educativas sobre os temas “Cuida da Terra” e “1,2,3 Brigada Protetora da Floresta em Ação”, desenvolvidos pela Ciência Divertida.

Município de Barcelos comemora Dia Internacional das Florestas

2016-03-08

O Município de Barcelos, através do pelouro do Ambiente, assinala o Dia Internacional das Florestas com duas atividades a ter lugar nos dias 17 e 19 de março: plantação de espécies arbóreas autóctones e distribuição de plantas aromáticas e medicinais à população em geral.

Formação de monitores do PROJETO RIOS decorre em março

2016-02-12

O Município de Barcelos, através do Pelouro do Ambiente, está a promover o “PROJETO RIOS” que consiste na adoção de 500 metros de um rio. Depois da sessão de esclarecimento, que decorreu em outubro, chegou agora a vez da promoção de um curso de monitores.

Câmara de Barcelos reconhecida como “Município parceiro Eco-Escolas 2015”

2015-12-04

A Câmara Municipal de Barcelos colaborou na implementação do Programa Eco-Escolas durante o ano letivo 2014/2015 e, como tal, foi reconhecida como “Município Parceiro Eco-Escolas 2015”, com a atribuição da Bandeira Verde Eco-Escolas à EB1/JI do Aldão e à Escola Profissional Profitecla.

Barcelos comemora Dia da Floresta Autóctone com ação de reflorestação

2015-11-18

O Município de Barcelos promove, no dia 28 de novembro, da parte da manhã, mais uma ação de reflorestação de espécies autóctones no Monte do Cresto, freguesia de Aldreu, de forma a assinalar o Dia da Floresta Autóctone, e para evidenciar a importância da conservação das florestas naturais. Esta ação pretende dar continuidade ao projeto de reflorestação elaborado pelo Município e iniciado há três anos com o objetivo de reflorestar uma extensa área ardida.

Formação "Germinados, micro verdes e mini legumes"

2015-11-03

Realiza-se na próxima sexta-feira, 6 de novembro, das 10h às 18h, no Estádio Cidade de Barcelos, mais uma formação levada a cabo pelo pelouro do Ambiente desta vez dedicada ao tema dos "Germinados, micro verdes e mini legumes".

Sessão de esclarecimento do PROJETO RIOS

2015-10-14

O Município de Barcelos, através do Pelouro do Ambiente, promove a participação no “PROJETO RIOS”, que consiste na adoção de 500 metros de um rio, por grupos, com um mínimo de quatro pessoas, de modo a promover a sensibilização da sociedade civil para os problemas e a necessidade de proteção e valorização dos sistemas ribeirinhos.

Vinte e uma toneladas de resíduos foram recolhidas por todo o concelho

2015-10-02

“Limpar Barcelos” percorreu as freguesias do concelho, criou laços sociais de interajuda, conseguiu “formar” cidadãos conscientes para as questões sensíveis como as do ambiente e mobilizou centenas de voluntários.

Município de Barcelos volta a aderir à Semana Europeia da Mobilidade

2015-09-09

O Município de Barcelos volta a aderir, este ano, à Semana Europeia da Mobilidade, uma iniciativa da Agência Portuguesa do Ambiente, cujo lema de 2015 é “Escolhe. Muda. Combina.”

LIMPAR BARCELOS

2015-09-09

Tornar Barcelos ainda mais limpo, saudável e harmonioso é o objetivo da iniciativa LIMPAR BARCELOS. Uma ação de sensibilização ambiental promovida pelo Município, através do pelouro do Ambiente, que terá lugar ao longo do dia 26 de setembro, sábado, por todas as freguesias.

Formação “Multiplicação de Plantas – Sementeira e Estacaria” no Estádio Cidade de Barcelos

2015-07-06

A Câmara Municipal de Barcelos, através do Pelouro do Ambiente, promove na próxima sexta-feira, 10 de julho, no auditório do Estádio Cidade de Barcelos, mais uma formação dirigida à população em geral intitulada “Multiplicação de Plantas – Sementeira e Estacaria”, que será orientada pelo Eng. José Pedro Fernandes e irá decorrer entre as 10h00 e as 18h00.

Seminário sobre “Smart Cities” no Teatro Gil Vicente

2015-06-11

A Câmara Municipal de Barcelos, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Cávado e a Agência de Energia do Cávado, promove no próximo dia 26 de junho, no Teatro Gil Vicente em Barcelos o “Smart Cities – Smart Region”, um evento sob o tema das cidades e territórios inteligentes.