Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2012 Fevereiro Fotografia e livros na agenda cultural de Barcelos

Fotografia e livros na agenda cultural de Barcelos

A Biblioteca Municipal de Barcelos inaugura no próximo dia 9 de fevereiro, às 18h00, uma exposição de fotografia concetual, do fotógrafo barcelenses Ricardo Machado. Intitulada “Amélia”, a mostra parte do quadro “A liberdade guiando o povo”, pintado em 1830 por Eugéne Lacroix, para mostrar o ponto de vista do fotógrafo sobre o processo de criação de um ícone enquanto pessoa adorada.

“Amélia”, que personifica Amália, pretende demonstrar que um ícone é uma pessoa que também tem emoções, constrangimentos e frustrações.

A exposição é o trabalho final de curso realizado em 2008 para o Instituto Português de Fotografia. Pode ser vista de segunda a sexta-feira das 9h30 às 18h00 e aos sábados das 9h30 às 12h30.

Este é apenas uma de muitas iniciativas promovidas culturais pela Câmara Municipal de Barcelos em fevereiro, destacando-se, também, a apresentação de livros.

O primeiro terá lugar no dia 11, às 17h00, na Biblioteca Municipal de Barcelos, com a obra “A retirada de Guileje”, do coronel de artilharia Alexandre Coutinho e Lima. O livro relata as últimas campanhas militares do império português, mais concretamente na Guiné, com a retirada de Guileje, sede do Comando Operacional n.º 5 (COP 5), chefiado pelo então major Alexandre Coutinho e Lima, a partir de 8 de Janeiro de 1973.

No dia 24, às 19h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal, será lançado o livre “A Igreja Velha da Misericórdia de Barcelos e Cinco Igrejas de Misericórdias de Entre-Douro-e-Minho. Arquitectura e Paisagem Urbana (c.1534 – c.1635)”, da autoria de José Ferrão Afonso. A iniciativa é da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos e tem o apoio da Câmara Municipal de Barcelos.

 

A entrada é livre em todos estes eventos.

 

Mais informações em: http://www.cm-barcelos.pt/downloads/AgendaFev2012pdf.pdf

classificado em: