Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2012 Junho Feira do Livro de Barcelos no centro da cidade entre 6 e 15 de julho

Feira do Livro de Barcelos no centro da cidade entre 6 e 15 de julho

A comemorar 30 edições, a Feira do Livro de Barcelos 2012, procura fazer uma síntese entre a sua importância cultural local e a projeção que atingiu a nível nacional. Grandes nomes da literatura portuguesa estarão em evidência neste certame, que aposta também nas obras e na presença de autores barcelenses.

Richard Zimler, Gonçalo Cadilhe, Gonçalo M. Tavares, João Ricardo Pedro (Prémio Leya 2012), Mário Cláudio, Jorge Marmelo, Vergílio Alberto Vieira, José Jorge Letria, José Fanha e muitos outros autores vão cruzar-se num conjunto de realizações que incluem lançamentos e apresentações de livros, tertúlias, conversas sobre livros, cultura e arte, música e animação que decorrem entre 6 e 15 de julho em três espaços centrais da cidade: Largo da Porta Nova (praça das tertúlias), Avenida da Liberdade (onde se instalam os mais de 30 stands da Feira) e Campo 5 de Outubro (com palco para a animação musical).

Marcam presença nesta Feira mais de 70 editores e livreiros, que colocarão milhares de livros à disposição do público, no mínimo com 20 por cento de desconto. Mais de 30 autores estarão aqui representados

Ao longo dos dez dias do certame, que se inicia às 17h00 do dia 6, a animação de rua fica a cargo de A Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos, estando previstos vários espetáculos musicais, de stand up comedy, moda, recitais e outros.

A XXX Feira do Livro de Barcelos começa por homenagear, logo no primeiro dia, às 17h30, o escritor barcelense Fernando Lopes, numa sessão com Manuela Ascenção Correia. A segunda homenagem será dedicada a David Mourão Ferreira, no dia 14, às 21h30, que incluirá a apresentação de um documentário de António José de Almeida e a presença de David Ferreira, filho do homenageado.

Quanto às tertúlias, a primeira terá lugar no dia 6, às 21h30, com Gonçalo Cadilhe e Alberto Serra; no dia seguinte, à mesma hora, Gonçalo M. Tavares estará à conversa com Sónia Sousa; no dia 9, às 21h30, João Lourenço modera uma tertúlia sobre revistas escolares; no dia 11, João Ricardo Pedro, Jorge Marmelo e Margarida Fonseca Santos e Vergílio Vieira debatem “Pode a Literatura Salvar o Mundo?”; no dia 13, António Manuel Ribeiro (UHF), Sérgio Castro (Trabalhadores do Comércio) e José Jorge Letria são os “Escritores de Canções” de serviço; no dia 14, às 18h30, uma nova tertúlia com Alberto Santos, Luís Miguel Rocha e Armindo Cerqueira; no último dia da Feira, Mário Cláudio conversa com Vítor Pinho.

Serão lançados os livros “Morrer de Vagar”, de Alberto Serra (dia 6); “Foi Aqui… em Guimarães”, de Carlos Basto (dia 7); “O Alto Minho na Obra do Engenheiro Militar Custódio José Gomes de Vilas Boas”, de Luís Miguel Moreira (dia 10); “Sonho e Paixão em Apúlia”, de Fernando Pinheiro (dia 12); “Diário do Medo na Existência”, de Quito Arantes (dia 13). Será apresentado o livro “Nunca o Mar”, de Mines Castanheira, pelo jornalista Carlos Magno; e o livro “Ilha Teresa”, de Richard Zimler, por Joaquim Areias.

Destaque, ainda, para a exposição “30 Anos – Feira do Livro de Barcelos em Cartaz”, que abre no dia 6, às 19h00, na Biblioteca Municipal

Quanto ao programa infanto-juvenil, os dez dias da Feira reservam um conjunto rico e variado de atividades. Ateliês, leitura de histórias, pintura, ilustração, contactos com escritores e ilustradores, sessão de contos, teatro, música e animação decorrem todos os dias. Os mais novos têm ainda como atividades permanentes: o cantinho da leitura, jogos didáticos, mural de pintura, desenhos para colorir e expressão plástica.

 

Download do programa

classificado em: