Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2015 Julho Presidente da Câmara inaugura Centro de Dia da paróquia de Arcozelo

Presidente da Câmara inaugura Centro de Dia da paróquia de Arcozelo

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, inaugurou sexta-feira, 3 de julho, o Centro de Dia do Centro Social e Paroquial de Arcozelo, juntamente com o Arcebispo Primaz de Braga e das Espanhas, D. Jorge Ortiga, o pároco de Arcozelo, Pe. Marco Gil, e o diretor do Centro Distrital da Segurança Social, Rui Barreira.

Depois de descerrada a placa de inauguração do Centro, o padre Marco Gil evidenciou o trabalho feito pelos paroquianos e anónimos em prol deste centro, salientando o apoio prestado pelo Município de Barcelos em torná-lo uma realidade. Acrescentou ainda que a curto prazo é necessário concretizar-se a realização de um Centro de noite.

O arcebispo dom Jorge Ortiga afirmou que “hoje, como sempre, onde existam necessidades, é preciso encontrar respostas” e atualmente como as pessoas estão votadas à solidão, “os Centros de Dia são uma porta aberta à socialização, ao combate à tristeza e ao isolamento”, justificou.

Por sua vez, Miguel Costa Gomes começou por referir que “é preciso que o Estado compreenda a solidariedade e o esforço da sociedade civil”, pois a sociedade civil de Barcelos tem sido muito dinâmica e solidária com os seus. “A esperança de vida hoje é muito maior e, por isso, é preciso criar condições a esses cidadãos”, sublinhou o autarca.

Este novo Centro tem uma capacidade para 40 utentes e visa acolher idosos da área circundante, de forma a dar resposta à procura das famílias e dos próprios idosos que não querem estar sozinhos.

Na inauguração também marcaram presença o vice-presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Domingos Pereira, e a vereadora da Ação Social, Armandina Saleiro, entre outras entidades.