Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2016 Dezembro Barcelos promove Direitos Humanos

Barcelos promove Direitos Humanos

A Semana Concelhia dos Direitos Humanos de Barcelos decorre entre os próximos dias 5 e 10 de dezembro.

No dia 6 de dezembro, terça-feira, às 14h30, o Auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos acolhe o evento mais marcante da programação: uma maratona de cartas intitulada “Uma Carta com Esperança” com a participação da jornalista Joana Azevedo Viana, do fotógrafo João Couto C. e ainda de Vitória Triães, representante da Amnistia Internacional.

Durante esta semana, vão passar, um pouco por todas as escolas e bibliotecas do concelho, atividades das mais diversas áreas: música, expressão plástica, cinema e muitas palestras, dedicadas à promoção e consciencialização dos direitos básicos de todos os seres humanos. O programa dirige-se a alunos de todas as idades, do jardim de infância ao ensino secundário.

Informação adicional

A Maratona de cartas é o maior evento de direitos humanos organizado anualmente pela Amnistia Internacional no último trimestre de cada ano. Durante esta altura milhões de pessoas em todo o mundo assinam cartas em prol de indivíduos e comunidades em risco. Em Portugal são escolhidos 4 casos e, durante essa altura, é recolhida o máximo de assinaturas possível, para chamar a atenção para estes casos, o que poderá resultar numa melhoria das condições de pessoas e comunidades em risco. Centenas de prisioneiros de consciência, como Aung San Suu Kyi, já foram libertadas graças a esta iniciativa promovida pela  Amnistia Internacional.

Nos últimos cinco anos já foram enviadas mais de 6 milhões de cartas de todo o mundo.

Sessão concelhia “Uma carta com esperança”

6 de dezembro | 14:30 | Biblioteca Municipal

• "É-te igual a violação dos Direitos Humanos?"| Clube É-Te=igual do Agrupamento de Fragoso
  • Conferência, com a participação da jornalista Joana Azevedo Viana, do fotógrafo João Couto C e da representante da Amnistia Internacional Portugal.
  • Poema de José Jorge Letria | alunos da Escola Secundária de Barcelinhos
  • Entrega das cartas à Amnistia, da iniciativa “Maratona de cartas”, pelos alunos representantes de todos os agrupamentos de escolas de Barcelos
  • Canção “Heal the world”, de Michael Jackson | alunos da Escola Secundária de Barcelinhos