Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2016 Dezembro IPCA comemora 22 anos com a homenagem a docentes e alunos de referência

IPCA comemora 22 anos com a homenagem a docentes e alunos de referência

“O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave ( IPCA) é uma grande referência a nível local, regional e nacional” foram as palavras com que o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, principiou o discurso, ontem, dia 19 de dezembro, no Campus do IPCA, dia em que assinalaram os seus 22 anos de instituição.

A cerimónia oficial de comemoração contou ainda com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, do Presidente do IPCA, João Carvalho, do Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), Ricardo Magalhães, do Presidente do Conselho Geral do IPCA, António Marques, entre outros.

Miguel Costa Gomes deu a conhecer aos presentes o empenho e dedicação do trabalho que o executivo municipal tem vindo a desenvolver para que o IPCA continue a crescer e a levar o nome de Barcelos além fronteiras. Exemplos disso são o acesso pedonal, inaugurado na passada sexta-feira, e que aproximou o IPCA da cidade; o acesso carral, cujo visto do Tribunal de Contas permitirá avançar de imediato com a obra; e a cedência da Escola Gonçalo Pereira à Escola Superior de Design que, por meras questões burocráticas, as obras ainda não estão concluídas. Devido a este impasse, que se deve a “formalidades”, aproveitou o momento para solicitar a intervenção da CCDRN.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, afirmou que o “IPCA é um exemplo de um politécnico que se diferencia pela positiva”, e que tem uma grande ligação ao território em que se insere.

Por sua vez, o Presidente do IPCA, João Carvalho, fez um balanço do ano que termina e anunciou que é intenção da instituição passar a Fundação já em 2017, num discurso que considera “poder ser o último”, enquanto Presidente da instituição.

Na cerimónia, foram também entregues medalhas aos docentes do IPCA, que concluíram o Doutoramento, ou obtiveram o título de Especialista, durante o último ano, Bolsas de Estudo por Mérito e Prémios de Mérito Escolar.

classificado em: ,