Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2016 Dezembro Pintor sérvio Mihajlovic expõe em Barcelos

Pintor sérvio Mihajlovic expõe em Barcelos

As obras do artista sérvio Branislav Mihajlovic estarão em exposição na Galeria Municipal de Arte de Barcelos. “Milagres e Aparições” inaugura a 6 de janeiro e ficará patente até 12 de março de 2017.

Mihajlovic, cujo percurso está marcado pela internacionalização mas que adotou Portugal como lar permanente, traz até Barcelos um conjunto de trabalhos que atravessa um período de cerca de vinte anos, desde os anos 90 até 2015. A obra do artista sérvio explora a tridimensionalidade da pintura usando para isso objetos e materiais do quotidiano nas suas composições como a pedra, o ferro, o papel ou a madeira. Numa das obras, “O Capote” (2010), podem inclusive encontrar-se pequenos cristos de terracota da artesã Júlia Ramalho.

Branislav Mihajlovic nasceu em 1961 em Belgrado, Sérvia. Dedicou-se deste muito cedo à pintura e obteve o primeiro prémio internacional quando tinha apenas oito anos, num concurso organizado pela UNICEF em Nova Deli, Índia. Em Belgrado estudou arte, tendo concluído o Mestrado em Pintura na Escola Superior das Belas Artes, em 1989. Mudou-se para Amesterdão, Holanda, onde permaneceu dois anos como artista profissional e mais tarde seguiu para Creta, Grécia. Em 1992, radicou-se finalmente em Portugal onde vive e trabalha. Conta com mais de oitenta exposições individuais, centenas de participações em coletivas e feiras de arte internacionais e a sua obra integra várias coleções públicas e privadas.