Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2018 Abril Nova Unidade de Saúde Familiar de Martim inaugurada

Nova Unidade de Saúde Familiar de Martim inaugurada

A nova Unidade de Saúde Familiar de Martim foi inaugurada no dia 16 de abril pelo Secretário de Estado Adjunto da Saúde, Fernando Araújo, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, do Presidente da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte), António Pimenta Marinho, e da Diretora Executiva do ACES-Cávado III - Barcelos/Esposende, Sofia Leal.

Fernando Araújo considerou esta obra como um “bom exemplo do que a tutela quer para o Serviço Nacional de Saúde do país”. 
A Unidade de Saúde Familiar de Martim foi financiada pelo Programa Norte 2020 no valor de cerca de 763 mil euros e vai servir mais de cinco mil utentes das freguesias de Martim, Pousa e a União de Freguesias de Areias de Vilar e Encourados, que passam a dispor de três médicos, três enfermeiros e três secretários clínicos.
Miguel Costa Gomes, que se congratulou com a inauguração desta importante obra dos cuidados primários de saúde, aproveitou para “reafirmar a necessidade de um novo hospital em Barcelos”.
O Presidente da Câmara está “consciente das dificuldades”, no entanto apelou à  “resolução deste grande problema que teve um protocolo para avançar há 11 anos, mas que não teve desenvolvimentos”. “É possível começar já a trabalhar para que o projeto avance quando entrar o [novo] quadro comunitário”, afirmou o Presidente da Câmara.

Protocolo para a instalação de cuidados de saúde oral

A inauguração desta nova unidade de saúde ficou também marcada pela assinatura de um protocolo entre o Município de Barcelos e a ARS-Norte que vai permitir a disponibilização de cuidados de saúde oral aos barcelenses, na Unidade de Saúde de Barcelinhos, um projeto que conta com o apoio da  Câmara Municipal, a quem cabe a aquisição da cadeira de dentista.
O Secretário de Estado lembrou que “este projeto-piloto de dentistas nos centros de saúde está a ter um grande sucesso e, por isso, o objetivo é alargar a valência a todo o país até ao fim da legislatura”. “Neste momento já temos cerca de 60 centros de saúde com médico dentista”, frisou o representante do governo.
No seu discurso, o Secretário de Estado Adjunto da Saúde, realçou que “o Governo quer também contratar psicólogos e nutricionistas para os centros de saúde, reforçando as valências das USF e encontra-se em fase final de contratação cerca de 700 enfermeiros”.

classificado em: