Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2018 Abril Primeira fase de remoção de jacintos concluída com êxito

Primeira fase de remoção de jacintos concluída com êxito

A Câmara Municipal de Barcelos realizou hoje, 20 de abril, uma visita de acompanhamento dos trabalhos de remoção de jacintos no Rio Cávado, agora que foi concluída a primeira fase do projeto de intervenção.

A visita contou com a presença dos vereadores, dos líderes dos grupos municipais, dos presidentes de Junta da área envolvente, dos Bombeiros Voluntários de Barcelos e Barcelinhos e do especialista em recuperação e a valorização de rios, Pedro Teiga.

A primeira fase de intervenção terminou a 31 de março tendo cumprido os objetivos estabelecidos. A prioridade foi a remoção desta espécie invasora nas lagoas, consideradas o viveiro dos jacintos.

A segunda fase começou no passado dia 1 de abril, tendo como objetivos a limpeza das margens e do leito do rio. Será acompanhada pelo biólogo Pedro Teiga e contará com a colaboração de associações desportivas e ambientais, do Grupo de Pescadores de Barcelinhos, do Grupo “A Barca” e da Escola de Mergulho de Barcelos.

O Vereador do Ambiente, José Beleza, considera que “o resultado desta primeira fase satisfaz-nos e incentiva-nos a envolver cada vez mais a comunidade. A segunda fase termina a 31 de dezembro e estamos convencidos de que iremos alcançar o objetivo final”. Objetivo esse, salienta José Beleza, que passa por “devolver o rio à comunidade e que as pessoas possam usufruir deste bem que é de todos”.

Pedro Teiga sublinha que “no Rio Cávado, em Barcelos, foram dados passos muito importantes para a contenção de espécies invasoras” e para “trazer mais pessoas a estas margens, revitalizando o rio em termos culturais e sociais”.

O responsável dos Bombeiros de Barcelos, Armando Carvalho, apontou que, nesta primeira fase, além da remoção de jacintos, foi feito um importante trabalho de limpeza do leito do rio e que a próxima fase será, sobretudo, “de controle da praga dentro das lagoas”.

A visita começou no edifício dos Paços do Concelho com uma sessão explicativa, na sala de reuniões da Câmara Municipal, terminando com um percurso de barco no Rio Cávado, no qual os participantes puderam constatar o sucesso da primeira fase da intervenção de remoção dos jacintos.

classificado em: