Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2018 Março Câmara Municipal reinstalou comerciantes para abrir corredor de segurança ao Hospital

Câmara Municipal reinstalou comerciantes para abrir corredor de segurança ao Hospital

Realizou-se nesta quinta feira, dia 15 de fevereiro, a reinstalação de cerca de 90 comerciantes no Setor E, no âmbito da reorganização da Feira Semanal de Barcelos, que a Câmara Municipal tem vindo a desenvolver.

A mudança de lugar destes comerciantes, onde as malhas predominam como atividade principal, permitiu a libertação de um corredor de acesso à Urgência do Hospital para ambulâncias e veículos em situação de emergência médica, a partir da rotunda da Av. Sidónio Pais no entroncamento com a Rua Dr. José A. P. P. Machado.

Os comerciantes passaram a exercer a sua atividade no quarteirão retangular em frente à Av. Sidónio Pais, criando-se, desta forma, um espaço organizado em termos de disposições de lugares e de passagens para todos.

Para a vereadora responsável pelo pelouro das Feiras e Mercados, “o trabalho que nos propusemos está a ser realizado com a colaboração de todos os comerciantes, que têm manifestado uma excelente adesão a esta reorganização”. Anabela Real frisa que “a abertura do corredor de emergência para o Hospital, que implicou a deslocação de alguns comerciantes para outro setor, devidamente preparado para os receber, contou com a colaboração dos comerciantes, porque eles sabem que estas mudanças beneficiam todos”.

Por outro lado, refere ainda a vereadora que o passo dado “para a alteração do regulamento da Feira vai-nos permitir um melhor enquadramento das necessidades dos comerciantes e de quem frequenta a Feira Semanal de Barcelos, que é uma referência a nível nacional e europeu e, portanto, de grande valor turístico, económico e cultural”.

Com efeito, a Câmara Municipal deu início ao procedimento de alteração do regulamento de exercício de atividade de comércio a retalho não sedentário exercida por feirantes, vendedores ambulantes e prestadores de serviços de restauração ou de bebidas, que permitirá acompanhar a evolução das necessidades da Feira, comerciantes e público que a frequenta, assegurando uma melhor utilização dos espaços tornando-os mais seguros, asseados, funcionais e atrativos.

Ainda no âmbito da intervenção da Câmara Municipal no espaço da Feira Semanal, teve início no passado dia 18 de janeiro uma campanha de sensibilização ambiental, denominada “Feira Limpa”, em articulação com vários pelouros e serviços, nomeadamente, Feiras e Mercados, Fiscalização, Ambiente e Mobilidade, com o objetivo de alertar para a importância da redução e produção de resíduos e incentivar os feirantes a adotar comportamentos de modo a deixar os seus espaços limpos, depositando os resíduos nos ecopontos e contentores disponibilizados pelo Município, acondicionados segundo a tipologia.

Foi possível, logo nesse dia, obter mais de 30% de acondicionamento de material reciclável relativamente às feiras anteriores; na segunda ação realizada a 25 de janeiro, conseguiu-se obter resultados superiores a 60%; no passado dia 1 de fevereiro o resultado superou os 80% de aproveitamento de material reciclável.

A Câmara Municipal vai continuar a reorganização da Feira Semanal, com o objetivo de melhorar este espaço de venda semanal e torná-lo mais atrativo aos visitantes.

classificado em: