Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2018 Outubro Barcelos integra projeto europeu de partilha de boas práticas educativas

Barcelos integra projeto europeu de partilha de boas práticas educativas

O Município de Barcelos integra o projeto europeu “Michelangelo: Ensuring School Success and Reducing Early School Leaving through Fine Arts”, promovido no âmbito do Programa Erasmus +, por um consórcio de que fazem parte também os municípios de Siderno (Itália) e Elefsina (Grécia).

O projeto tem como objetivo a partilha de boas práticas e implementação de estratégias educativas inovadoras, partindo da arte como ferramenta para o combate ao insucesso e abandono escolar.

Nesse âmbito, realizou-se em Itália, entre 22 e 27 de outubro, um encontro com delegações dos municípios e entidades parceiras neste projeto, como o Agrupamento de Escolas de Barcelos e a Associação Intercultural Amigos da Mobilidade.

A iniciativa enquadrou-se numa Atividade de Aprendizagem, Treino e Ensino, sendo que o objetivo central passa pelo confronto dos diferentes sistemas de ensino, no sentido de se analisar semelhanças e diferenças, permitindo aos participantes imergir no sistema educativo local, observar boas práticas e experiências inovadoras.

Neste encontro, as delegações dos municípios e entidades parceiras tiveram a oportunidade de visitar várias escolas, conhecer exemplos de boas práticas no combate ao abandono escolar através das artes e contactar diretamente com realidades diferentes na área do ensino.

A Vice-Presidente da Câmara Municipal, Armandina Saleiro, representou o Município de Barcelos neste encontro que considerou ser bastante proveitoso, permitindo, além de conhecer bons exemplos no âmbito da Educação, aprofundar o conhecimento e partilha entre culturas.

No âmbito deste projeto “Michelangelo: Ensuring School Success and Reducing Early School Leaving through Fine Arts”, Barcelos irá acolher um encontro com as delegações de Itália e Grécia já neste mês de novembro.

O Município de Barcelos, tem, durante os últimos anos, efetuado uma firme aposta em promover os valores europeus, no sentido da construção de uma identidade e cidadania europeia. Esta aposta tem sido materializada através da participação ativa em vários programas europeus, de grande relevância, como o Programa Europa para os Cidadãos e o Programa Erasmus +.