Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2018 Outubro Presidente da Câmara de Barcelos presente na inauguração da casa da SOPRO

Presidente da Câmara de Barcelos presente na inauguração da casa da SOPRO

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, e o Arcebispo de Braga, D.Jorge Ortiga, inauguraram no passado sábado, 29 de setembro, a nova sede da organização não governamental SOPRO – Solidariedade e Promoção ligada ao Colégio La Salle.

Na sessão protocolar, o Presidente da Câmara destacou o movimento associativo local e o seu importante papel no concelho de Barcelos, realçando que “desde que chegamos à Câmara, temos feito um esforço para olhar de forma diferente aqueles que, com esforço, se dedicam a causas que deveriam ser assumidas pela administração local e central”.

Miguel Costa Gomes realçou que “temos de perceber que há várias pessoas com dificuldades e esta organização é uma organização de atos cívicos”, pois a atenção e carinho a quem mais precisa é “um ato de cidadania que e promove a causa comum”

Na sua intervenção, D.Jorge Ortiga apelou as que as  comunidades “larguem o instinto de autopreservação, que cristaliza e sufoca o espírito missionário”.

Partindo do tema do programa de inauguração da casa “Transformar o Mundo em Mudança”, o Arcebipso sublinhou que “a inauguração da nova casa da Sopro deve fazer eco em todas as paróquias de Barcelos e de Braga, para que todas sejam mais generosas, abertas, solidárias e, por isso, missionárias”.

A SOPRO intervém na área social na região de Barcelos e Moçambique e conta hoje com um gabinete de apoio à vítima, um banco de material escolar, sala de formação de voluntários, criando uma estrutura digna para receber aqueles que vêm de fora.

Ligada aos Irmãos La Salle, a SOPRO foi fundada em 1996 como resultado da iniciativa de um grupo de pessoas preocupadas com os problemas de pobreza.