Você está aqui: Entrada Notícias Cultura e Museus

Cultura e Museus

Pedro Chagas Freitas apresenta “A Repartição” em Barcelos

2017-12-13

O escritor Pedro Chagas Freitas apresenta o seu último livro, intitulado “A Repartição”, na próxima quinta-feira, dia 14 de dezembro, às 21h30, na Biblioteca Municipal de Barcelos.

Câmara Municipal promove Férias de Natal para crianças e jovens do concelho

2017-12-11

A Galeria de Arte, a Casa da Juventude, o Museu de Olaria, a Biblioteca e o Pavilhão Municipal oferecem um conjunto de atividades de ocupação dos tempos livres para as crianças e jovens do concelho, de 18 a 29 de dezembro, no período de Férias de Natal.

Música, milhares de luzes e símbolos natalícios animam ruas da cidade

2017-12-11

O Natal já chegou a Barcelos! Milhares de luzes, música e enfeites com os símbolos natalícios enchem os espaços da cidade, mais embelezada ainda com as exposições de presépios elaborados por artesãos barcelenses, patentes na Torre Medieval, no Posto de Turismo e na Sala Gótica dos Paços do Concelho.

Memorial SAIVAARA na Galeria Municipal

2017-12-01

A Galeria Municipal de Arte recebe a exposição Tapio Wirkkala: SAIVAARA 1978-2018, dos arquitetos Márcia Nascimento e Nuno Costa, de 2 de dezembro a 21 de janeiro de 2018.

Dezembro com programação diversificada no Teatro Gil Vicente

2017-11-30

O Natal marca a programação cultural de dezembro do Teatro Gil Vicente (TGV). O teatro infantil tem especial relevo, mas o cinema e a música não deixarão de estar presentes.

Município de Barcelos e artesã Júlia Ramalho na corrida ao Prémio Nacional do Artesanato 2017

2017-11-16

O Município de Barcelos e a artesã barcelense Júlia Ramalho foram selecionados para a fase final do concurso “Prémio Nacional do Artesanato 2017”, promovido pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Exposição coletiva “Presépio - Uma Tradição, Várias Interpretações”

2017-11-16

São mais de duzentos os presépios de artesãos barcelenses que estarão expostos de 17 de novembro a 6 de janeiro, na Torre Medieval e no Posto de Turismo, e de 6 de dezembro a 6 de janeiro, na Sala Gótica dos Paços do Concelho, numa iniciativa da Câmara Municipal de Barcelos que visa mostrar a riqueza do artesanato local e a preponderância desta temática religiosa no imaginário sociocultural da região. Esta exposição coletiva “Presépio - Uma Tradição, Várias Interpretações” abrange todas as artes e ofícios do concelho de Barcelos.

Programa “Arqueologia à Noite” prestou grande contributo na divulgação do património do concelho

2017-11-15

Chegou ao fim o programa Arqueologia à Noite, uma atividade promovida pelo Município de Barcelos e que contou ao longo dos últimos dois anos com cerca de 800 participantes.

Um Século de Energia Elétrica em Barcelos

2017-11-13

Comemoram-se, no presente ano, cem anos de energia elétrica em Barcelos. Na verdade, na noite de 13 de novembro de 1917, uma terça-feira, foi inaugurada a luz elétrica em Barcelos. Cerca de um ano mais tarde, em 27 de abril de 1918, a então vila de Barcelos ficou completamente iluminada. Nos finais de julho de 1916, chegou à Furada - Penida - o cabo elétrico para conduzir a energia para a iluminação pública e particular de Barcelos.

Bispo D. António Barroso homenageado na Biblioteca Municipal

2017-11-06

A Vereadora Armandina Saleiro, o Bispo Emérito D. Januário Torgal e o sociólogo Carlos Silva foram alguns dos convidados presentes na sessão de homenagem a D. António Barroso –barcelense, bispo do Porto e figura emblemática da Igreja portuguesa durante a Primeira República - que se realizou no passado sábado, na Biblioteca Municipal de Barcelos.

Barcelos é Cidade Criativa da UNESCO

2017-10-31

É a primeira cidade em Portugal e na Península Ibérica a integrar a rede mundial de Cidades Criativas, na categoria do Artesanato e Arte Popular. O reconhecimento foi dado pela UNESCO, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

“RENASCIMENTO (ao encontro do Eu)” – EXPOSIÇÃO DE PINTURA DE MARIA BORBOLETA

2017-10-27

A exposição de pintura “Renascimento (ao encontro do Eu)”, de Manuela Vilas Boas, vai ser inaugurada a 4 de novembro, na Biblioteca Municipal, e estará patente ao público até ao dia 25 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h00 e, aos sábados, das 9h30 às 12h30.

Diversidade marca programação de novembro do Teatro Gil Vicente

2017-10-26

Durante o mês de novembro, o Teatro Gil Vicente garante animação quase diariamente à cidade.

Diversidade marca programação de novembro do Teatro Gil Vicente

2017-10-26

Durante o mês de novembro, o Teatro Gil Vicente garante animação quase diariamente à cidade.

30ª edição do Festival de Teatro de Barcelos aposta em grupos internacionais

2017-09-29

A 30.ª edição do Festival de Teatro de Barcelos, organizada pela Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos, e apoiada pela Câmara Municipal de Barcelos, arranca no sábado, dia 7 de outubro, e prolonga-se até ao dia 26 de novembro.

João Macedo Correia recordado em Barcelos

2017-09-28

A Sala da Capela do Museu de Olaria encheu-se ontem para homenagear João Macedo Correia, um dos mais emblemáticos ceramistas barcelenses. No dia do aniversário do seu nascimento, Adélio Macedo Correia, filho do ceramista, apresentou a monografia “João Macedo Correia (1908-1987), o legado de um ceramista”, onde relembrou o percurso de vida do pai.

Festival de Teatro, espetáculo de dança e concerto musical marcam um mês de outubro repleto de atividades no Gil Vicente

2017-09-27

Neste mês de outubro, o teatro é o rei do Gil Vicente, com a 30ª edição do Festival de Teatro de Barcelos, mas ainda há lugar para a música, dança e as habituais sessões de cinema.

Museu de Olaria recebe exposição póstuma de João Macedo Correia

2017-09-21

“João Macedo Correia: o ceramista visionário” é o nome da exposição temporária que estará patente, de 27 de setembro de 2017 a 11 de março de 2018, no Museu de Olaria. Integradas no programa expositivo vão estar imagens inéditas de um dos mais emblemáticos ceramistas barcelenses.

Barcelos adere às Jornadas Europeias do Património

2017-09-20

A Câmara Municipal de Barcelos volta a associar-se às Jornadas Europeias do Património, este ano sob o tema “Património Natureza - Pessoas, Lugares, Histórias”.

Coleção secreta do Museu de Olaria em exposição no Viana Shopping

2017-09-20

A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro, esteve presente, no passado sábado, na inauguração da exposição “Coleções Secretas da Região by Dina Maciel Costa”, uma iniciativa da 'Pulsar Viana', que se encontra disponível no Viana Shopping.