Você está aqui: Entrada Notícias Cultura e Museus

Cultura e Museus

7 Aldeias de Barcelos candidatas às 7 Maravilhas de Portugal

2017-03-22

Fragoso, Abade de Neiva, Panque, Monte de Fralães, Galegos de São Martinho, Oliveira e Manhente são as sete freguesias barcelenses que se candidataram às 7 Maravilhas de Portugal. Para o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, “é um orgulho Barcelos estar representado neste concurso. Todas as freguesias do concelho poderiam ser candidatas às 7 Maravilhas de Portugal, pois são autênticas, detentoras de um património cultural e material vastíssimo, são genuínas e de uma beleza única.”

“SER MULHER” NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE BARCELOS

2017-03-21

A exposição coletiva de pintura e escultura subordinada ao tema “Ser Mulher” vai estar patente ao público na Biblioteca Municipal, de 25 de março a 20 de abril. Uma mostra dedicada à figura feminina, no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, e que tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial.

Barcelos aumenta o número de Bibliotecas Escolares

2017-03-09

Barcelos passa a contar, muito em breve, com 30 bibliotecas escolares, maioritariamente em escolas do ensino básico, depois da Escola Básica de Vila Boa, do Agrupamento de Escolas Gonçalo Nunes, ter sido uma das selecionadas através de um concurso nacional, realizado anualmente, para integrar a Rede de Bibliotecas Escolares.

Manuel Malheiro expõe em Barcelos

2017-03-08

A exposição do pintor Manuel Malheiro, "Metamorfoses Solares II", inaugura a 11 de março, na Sala Gótica dos Paços do Concelho, e pode ser visitada até 16 de abril.

Arqueologia à Noite visita Paço dos Condes de Barcelos

2017-02-27

No próximo dia 3 de março, pelas 21h30, o programa de visita aos monumentos do concelho "Arqueologia à Noite" vai dar a conhecer o Paço dos Condes de Barcelos.

Março com programação diversificada no Teatro Gil Vicente

2017-02-27

Durante o mês de março, o Teatro Gil Vicente garante animação quase diariamente à cidade. Da programação, destacam-se a apresentação do documentário "Lutaram como Diabos", sobre a investida barcelense na I Grande Guerra, no dia 5; os concertos do festival Harmos, a 8 e 10, e ainda as conferências internacionais promovidas pelo IPCA, Dia D - Conversas sobre Design, no dia 29.

O melhor da música de câmara mundial passa em Barcelos

2017-02-22

O festival internacional de música de câmara Harmos regressa a Barcelos entre os dias 8 e 11 de março. O Teatro Gil Vicente e o Salão Nobre da Câmara Municipal acolhem quatro dos concertos integrados na 11ª edição do evento que se realiza simultaneamente em várias cidades do país. A entrada é gratuita.

Tradição e sátira, a magia do Carnaval barcelense

2017-02-22

Mais de 40 associações, três dezenas de carros alegóricos e milhares de figurantes vestidos a preceito vão preencher de cor, alegria e boa disposição as ruas da cidade de Barcelos, naquele que é considerado o maior Carnaval popular do país.

Exposição de Mário Rebelo de Sousa inaugura em Barcelos

2017-02-13

“Só-mentes” é o título da exposição de artes-plásticas que o artista ancorense Mário Rebelo de Sousa apresenta ao público, na Biblioteca Municipal de Barcelos, até 18 de março.

Fevereiro com cinema e música portuguesa no Teatro Gil Vicente

2017-01-31

A programação de fevereiro para o Teatro Gil Vicente fica marcada pela presença destacada da produção artística nacional.

Geração Côta, uma exposição d'os diabos

2017-01-31

"Geração Côta", uma retrospetiva da obra familiar, está em exposição na Sala de Exposições Temporárias do Museu de Olaria de Barcelos, e poderá ser visitada até ao final do ano. Um universo íntimo e próprio com mais de 130 peças, provenientes do acervo do Museu de Olaria e da coleção particular de Prazeres Côta, que cruzam a mitologia sagrada e profana em metamorfoses e cores aguerridas.

Museu de Olaria integra projeto internacional

2017-01-25

A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro, esteve presente na assinatura dos protocolos de colaboração entre a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), o Município de Barcelos, o Município de S. João da Madeira e o Município de Penafiel, no âmbito do projeto EU-LAC-MUSEUMS, que decorreu no passado sábado, no Museu da Chapelaria, em São João da Madeira.

Pavilhão Municipal volta a receber a Gala do Galo

2017-01-24

A 4ª edição da Gala do Galo realiza-se no próximo dia 4 de fevereiro, às 21h, no Pavilhão Municipal de Barcelos. O festival de patinagem artística contará com dezenas de atuações, entre esquemas de grupo, solo dance e livres, e com a participação especial de nomes consagrados da patinagem artística, nacional e internacionalmente: José Cruz, Ana e Pedro Walgode, Diogo Silva, Beatriz Silva, Madalena Costa e Madalena Serrão.

Luís Ferreira lança "O Peregrino" em Barcelos

2017-01-23

O Salão Nobre dos Paços do Concelho vai acolher a apresentação do livro "O Peregrino", de Luís Ferreira, no próximo dia 28 de janeiro, pelas 21h30. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Barcelos em parceria com a Capital Books, a "Bênção do Peregrino em Barcelos" e a Associação ACB - Albergue Cidade de Barcelos.

Cantares dos Reis, uma tradição com raízes

2017-01-18

Quase duas de dezenas de grupos folclóricos e etnográficos do concelho de Barcelos juntaram-se no passado domingo, no Pavilhão Municipal, para dar voz aos Cantares dos Reis. Uma tradição antiga que se tem vindo a recuperar e a afirmar como uma das manifestações culturais mais ricas desta quadra festiva.

300 pessoas juntam-se no Pavilhão Municipal para dar as Boas-Vindas ao Novo Ano

2017-01-10

Partindo de vários pontos da cidade, quase duas dezenas de ranchos folclóricos do concelho vão desfilar pela ruas de Barcelos, trazendo nas vozes os Cantares dos Reis. Uma tradição antiga que se tem vindo a recuperar e a afirmar como uma das manifestações culturais mais ricas desta quadra festiva, reunindo, num só momento, o calor de dezoito de grupos de canto e dança etnográficos da região.

“ENTRE…TANTO” abre o Ciclo de Exposições do Novo Ano

2017-01-04

“É através da arte que encontramos o verdadeiro caminho - o belo!”, considera Monteiro da Silva, artista plástica barcelense que abrirá o ciclo de exposições do novo ano na Biblioteca Municipal de Barcelos. A exposição intitulada “Entre…tanto”, que será inaugurada, no próximo sábado, dia 7 de janeiro, pelas 16h00, apresenta 25 quadros a óleo, a acrílico e técnica mista, de cariz surrealista.

Natal chegou ao fim mas 2017 arranca em grande

2017-01-03

A cidade iluminou-se de cor e múltiplas atividades para comemorar a época festiva. 2016 terminou ao som da kizomba de Jey V, na grande festa "Barcelos é Mágico", que decorreu no Pavilhão Municipal de Barcelos, e com um grandioso espetáculo de fogo de artifício no Largo da Porta Nova.

Teatro Gil Vicente dá as boas-vindas a 2017 com peça infantil

2017-01-02

A programação para o mês de janeiro traz ao Gil Vicente cinema, teatro e música. Os mais novos começam o ano no reino da fantasia com a peça “Cinderela”, no dia 4 de janeiro, às 15h, pel'A Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos, com entrada gratuita. Depois, o teatro regressa no fim do mês, dia 28 de janeiro, às 21h30, com a peça “Maria, Senhora de Mim”, pela Companhia Pateo das Galinhas, espetáculo com entrada paga.

Arqueologia à Noite arranca em 2017 com visita ao Mosteiro de Palme

2017-01-02

Um programa de sucesso que tem como objetivo dar a conhecer e interpretar os monumentos e sítios arqueológicos do concelho. Arqueologia à Noite arranca em 2017 com uma visita noturna ao Mosteiro de Palme, no próximo 6 de janeiro.