Você está aqui: Entrada Notícias Notícias em destaque Câmara Municipal e IPCA comemoram o 25 de Abril

Câmara Municipal e IPCA comemoram o 25 de Abril

Barcelos volta a comemorar o 25 de Abril com uma iniciativa pública, desta vez em conjunto com o Instituto Politécnico do Cávado e Ave. Na passagem do 43.º aniversário da Revolução, o Município de Barcelos decidiu ampliar o âmbito das comemorações, convidando o IPCA, uma das grandes instituições de ensino superior da região e do país, a associar-se a este importante evento.

Pretende-se, com este formato, destacar o acesso à educação como uma das maiores conquistas do 25 de Abril e testemunhar, com o exemplo do IPCA, o sucesso desta área no Portugal saído da Revolução. Por outro lado, importa homenagear o IPCA pela importância que o ensino superior de qualidade representa para Barcelos e o papel que o Instituto desempenha na realidade social, económica e cultural da cidade e do concelho.

O ponto alto do programa consiste na cerimónia oficial a realizar no Auditório António Tavares, nas instalações do IPCA, estando previstas as intervenções do Presidente do Instituto, Agostinho Silva, do Presidente da Assembleia Municipal de Barcelos, Duarte Nuno Pinto, do Professor e ex-Presidente do IPCA, João Carvalho, de António Cândido do Oliveira, Professor da Universidade do Minho e do Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes.

João Carvalho fará uma intervenção sobre o 25 de Abril e o Ensino Superior, enquanto António Cândido de Oliveira intervirá sobre o papel e a importância das autarquias no contexto da democratização política e social do país.

O programa, que integra também a programação da Festa das Cruzes, inclui, ainda, uma arruada de Zés P’reiras e folclore de rua, a decorrer nas ruas da cidade, da parte da manhã; um espetáculo musical do grupo Sons de Barro e Orquestra da Escola de Música da Banda Musical de Oliveira, às 18h00, na escadaria do Templo do Bom Jesus da Cruz; um espetáculo musical pelos The Classic, às 21h30, na Avenida da Liberdade; fogo de artifício no Jardim das Barrocas.

classificado em: