Você está aqui: Entrada Notícias Notícias em destaque Grupo Miryam vence concurso Barcelos Cidade Presépio

Grupo Miryam vence concurso Barcelos Cidade Presépio

O Grupo Miryam e Catequese – Igreja Matriz é o grande vencedor do concurso Barcelos Cidade Presépio – Presépios de Rua, com uma construção de cariz tradicional, construída entre a Igreja Matriz e o Paço dos Condes, que transporta a mensagem originária do presépio para o contexto atual.

A iniciativa Presépios de Rua, promovida pela Câmara Municipal de Barcelos, tem como objetivo preservar a cultura de construção artística e popular do presépio na cidade de Barcelos.

A construção dos presépios colectivos ou de rua teve neste ano a participação de 13 conjuntos de moradores, associações e instituições, tendo sido instalados em ruas e largos da cidade, numa elaboração conjunta que transporta o espírito de construção familiar para o exterior das casas, numa construção coletiva. A dinâmica participativa demonstra uma vez mais a raiz criativa e tradicional das gentes de Barcelos.

A dificuldade em avaliar os presépios prendeu-se com a qualidade e diversidade das composições, saindo vencedoras as composições que mais respeitaram os critérios da criatividade, originalidade, dimensão, dinamização e recriação do presépio tradicional.

O Município de Barcelos agradece a todos os que participaram na Rota dos Presépios de Rua preenchendo com uma mensagem de família os largos e as ruas de Barcelos.