Você está aqui: Entrada Notícias Notícias em destaque Ministra da Saúde e Presidente da Câmara inauguraram TAC do Hospital de Barcelos

Ministra da Saúde e Presidente da Câmara inauguraram TAC do Hospital de Barcelos

A Ministra da Saúde, Marta Temido, e o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, inauguraram no dia 26 de novembro o equipamento de TAC do Hospital Santa Maria Maior.

A primeira visita de um Ministro da Saúde ao Hospital de Barcelos contou, ainda, com a presença do assessor do Presidente da República para a área da Saúde, Mário Pinto, da Vice-Presidente da Câmara de Esposende, Alexandra Roeger, e do Presidente da ARS-Norte, Pimenta Marinho.

Na sessão solene, Marta Temido manifestou “satisfação” por o Hospital de Barcelos ser o primeiro que visita enquanto Ministra da Saúde, considerando-o um “exemplo” a nível nacional, apesar das suas reduzidas dimensões.

Relativamente à construção do novo hospital público, a Ministra da Saúde considera que “o projeto está devidamente fundamentado, há mais de dez anos, mas ainda não fez todo o caminho necessário”. Por isso, referiu que é preciso, “antes de mais, voltar a estudar o que temos em cima da mesa. O programa funcional já foi traçado há alguns anos e precisa de ser revisitado, porque na Saúde as coisas mudam muito depressa. Com esse trabalho devidamente realizado, e numa calendarização que teremos ainda que estudar e que seja compatível com os meios que o país tem e que pode ir buscar aos fundos estruturais, esperamos ser possível pôr no terreno o novo hospital”.

No seu discurso, o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos realçou que a reunião, que decorrera no dia 23 de novembro, entre a Ministra da Saúde a comissão em defesa da construção do novo hospital, constituída através da Assembleia Municipal, “correu muito bem”.

“A verdade é que se deu um passo, na minha opinião, muito importante. Temos a expectativa de que este problema seja resolvido de uma vez por todas”, afirmou Miguel Costa Gomes, garantido que a Câmara Municipal de Barcelos está empenhada a “cem por cento”.

Joaquim Barbosa, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Santa Maria Maior, congratulou-se pelo facto de, a partir de agora, os utentes não terem que sair daquela unidade hospitalar para realizar uma TAC. O responsável agradeceu, ainda, a constante colaboração da Câmara Municipal, a qual mostra “um forte compromisso com a saúde dos seus cidadãos”.

classificado em: