Você está aqui: Entrada Notícias Proteção Civil

Proteção Civil

"Aviso vermelho" do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido ao mau tempo

2017-02-01

O Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) decretou “aviso vermelho” (o máximo) para sete distritos do continente durante a tarde de amanhã, quinta-feira.

Período crítico contra incêndios prolongado até 15 de outubro

2016-09-30

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Barcelos informa todos os munícipes que o período crítico, no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta contra incêndios, se prolonga até 15 de outubro, de acordo com a Portaria nº 257/2016, de 29 de setembro, do Ministério da Agricultura Desenvolvimento Rural e Floresta – MADRF.

Incêndios em Barcelos estão controlados mas com riscos de reativação

2016-08-09

A Comissão Municipal de Proteção Civil reuniu hoje, nos Paços do Concelho, e decidiu, por unanimidade, dar poderes ao Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, para acionar o Plano Municipal de Emergência “a qualquer momento”, caso haja necessidade.

Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas aprova plano de combate aos incêndios

2016-07-05

O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas aprovou, no passado mês de junho, o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) de Barcelos. A estrutura do PMDFCI assenta em três módulos: diagnóstico, plano de ação e plano de operação municipal.

Visita ao Centro Distrital de Operações de Socorro

2015-06-04

A Câmara Municipal de Barcelos, através da Proteção Civil, promoveu no passado dia 30 de maio, uma visita à sala de Operações e demais instalações do Centro Distrital de Operações de Socorro de Braga, para os chefes de escuteiros pertencentes ao núcleo de Barcelos.

Município promoveu simulacro de acidente de viação

2014-07-10

O Município de Barcelos promoveu no dia 9 de julho um simulacro de acidente de viação com feridos, envolvendo um veículo pesado e vários veículos ligeiros de passageiros, no âmbito do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil.

Primeira tarde apícola de Barcelos

2014-02-27

Realiza-se sábado, dia 1 de março, às 14h30, no auditório da Biblioteca Municipal a 1.ª Tarde Apícola, onde se abordará o tema da Vespa Velutina.

Temporal causou graves danos no concelho de Barcelos

2013-10-24

Nos dias 21 e 22 de outubro, a cidade e o concelho de Barcelos foram fustigados por forte vento e chuva intensa.

Exercício público de prevenção para o risco sísmico

2013-10-08

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) vai promover, em conjunto com várias entidades públicas e privadas, um exercício público de cidadania no âmbito do risco sísmico, intitulado A Terra Treme, que acontece no próximo dia 11 de outubro, pelas 11h10.

Proteção Civil sensibiliza para os incêndios florestais

2013-07-11

O Serviço Municipal de Proteção Civil e Defesa da Floresta organizou uma campanha de sensibilização e esclarecimento sobre medidas de prevenção de incêndios florestais e outros incidentes/acidentes no âmbito da proteção civil, que decorre nos meses de julho e agosto.

Proteção Civil interveio em diversas ocorrências no concelho de Barcelos

2013-01-24

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Barcelos registou e teve intervenção em diversas ocorrências, consequentes das condições meteorológicas registadas no período compreendido entre as 9h00 do dia 18 e as 18h00 do dia 21 de janeiro:

Município adquire tenda insuflável para Proteção Civil

2012-11-14

A Câmara Municipal de Barcelos adquiriu uma tenda insuflável de emergência para a Proteção Civil, no valor de 8.700,00€, acrescido de IVA, através de uma candidatura ao QREN – Prevenção e Gestão de Riscos Naturais e Tecnológicos do Vale do Cávado.

Ação de sensibilização contra incêndios

2012-07-09

A Câmara Municipal de Barcelos, no âmbito da Proteção Civil, voltou a realizar no mês de junho, ações de sensibilização contra a incêndios, dirigidas à população escolar. Desta vez, a equipa liderada pelo Vereador do Pelouro da Proteção Civil e Defesa da Floresta da Camara Municipal de Barcelos, acompanhado pelo Engenheiro Florestal e Comandante Operacional Municipal, deslocaram-se aos agrupamentos escolares Gonçalo Pereira e Manhente para sensibilizar as direções, professores, auviliares de educação e alunos sobre os incêndios florestais.

Câmara Municipal limpa margens do rio Cávado

2012-07-09

A Câmara Municipal de Barcelos, através da Proteção Civil e com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Barcelos, levou a efeito uma limpeza no talude da margem direita do rio Cávado entre o açude de Vessadas e a Ponte Medieval.

Presidente da Câmara recebeu Bombeiros de Viatodos nas comemorações do 28.º aniversário da corporação

2012-04-03

O Presidente da Câmara Municipal, Miguel Costa Gomes, recebeu no sábado, dia 31 de março, nos Paços do Concelho, os Bombeiros Voluntários de Viatodos, no âmbito das comemorações do 28.º aniversário do corpo ativo.

Presidente da Câmara enaltece esforço dos bombeiros e da população contra os incêndios no concelho

2012-03-29

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos considerou uma tragédia a situação das freguesias do concelho atingidas pelos incêndios nos últimos dias. Miguel Costa Gomes deslocou-se na quarta-feira, dia 28 de março, à área do concelho mais fustigada pelos fogos e verificou a ação dos bombeiros e das forças de segurança no combate aos incêndios e na preservação de pessoas e bens.

Comandante Operacional Municipal de Barcelos iniciou funções

2011-06-28

O Comandante Operacional Municipal Licínio Carlos Ferreira dos Santos iniciou funções segunda-feira, dia 27 de Junho, após nomeação do Presidente da Câmara Municipal de Barcelos do último dia 20 de Junho.

Pelouro da Protecção Civil sensibiliza alunos contra os incêndios florestais

2011-06-22

O Pelouro da Protecção Civil da Câmara Municipal de Barcelos realizou no dia 16 de Junho mais uma acção de sensibilização junto dos alunos das escolas do 1.º Ciclo e Jardins-de-infância do concelho contra os incêndios florestais.

Simulacro de queimada sensibiliza os mais novos para a preservação da natureza

2011-03-22

O Serviço Municipal de Protecção Civil e Defesa da Floresta em parceria com os Bombeiros Voluntários de Barcelos e a Equipa de Sapadores Florestais da Associação Florestal do Cávado, realizou no dia 21 de Março um simulacro de queimada.