Você está aqui: Entrada Notícias Notícias em rodapé Arqueologia à Noite arranca em 2017 com visita ao Mosteiro de Palme

Arqueologia à Noite arranca em 2017 com visita ao Mosteiro de Palme

Um programa de sucesso que tem como objetivo dar a conhecer e interpretar os monumentos e sítios arqueológicos do concelho. Arqueologia à Noite arranca em 2017 com uma visita noturna ao Mosteiro de Palme, no próximo 6 de janeiro.

Foram milhares aqueles que, em 2016, passearam pelo passado histórico de Barcelos e tiveram a oportunidade de lembrar e conhecer as tradições, lendas e estórias de locais únicos. Neste novo ano, a iniciativa Arqueologia à Noite, que antes de arrancar já tem interessados, o que reflete o êxito deste tipo de programas, promete novos “descobrimentos” e surpresas.


Para Cláudio Brochado, o arqueólogo municipal, o sucesso deste programa prende-se com o facto de “a noite apelar à imaginação e evidenciar os elementos e pormenores mais significativos de cada espaço. Pormenores que à luz do dia não se conseguiriam ver ou apreciar”. Sublinha ainda que “o facto de ser à noite atrai um público muito diversificado e é a oportunidade de quem trabalha conseguir ter acesso à cultura e à história. Uma das coisas curiosas que grande parte das pessoas que participaram nestas iniciativas realçam é o facto de não haver hora para acabar”. E não há de facto – há uma hora para começar mas… a viagem acaba quando acaba a vontade do grupo.

O Mosteiro de Palme foi fundado na primeira metade do século XI, sendo uma das estruturas monásticas mais antigas do Norte de Portugal. A sua influência na região do Vale do Neiva foi fundamental para o desenvolvimento do povoamento nesta região durante a Idade Média.

A inscrição é obrigatória e o número está limitado a quarenta (40) participantes devido à limitação do espaço.

O ponto de encontro está marcado para os portões do mosteiro, em Aldreu, iniciando-se a visita às 21h30.

Informações e inscrições para arqueologia@cm-barcelos.pt ou 915288428.
classificado em: