Você está aqui: Entrada Notícias Notícias em rodapé Câmara Municipal avança com recuperação do Mercado Municipal

Câmara Municipal avança com recuperação do Mercado Municipal

A Câmara Municipal aprovou o projeto de execução da “Recuperação / Reconversão do Mercado Municipal de Barcelos”, uma obra que tem como principal objetivo a transformação e a revitalização daquele espaço, de forma a permitir um funcionamento permanente, caracterizando-se como um local amplo, moderno (sem descaracterizar o atual Mercado), confortável e acessível a todos, potenciando, desta forma, o comércio local num edifício de grande história e importância para os barcelenses.
As obras têm um orçamento de 3.070.765,90€, com IVA incluído, e um prazo de execução de 24 meses.
A intervenção compreende a construção de duas coberturas distintas, com alto pé-direito, sendo uma para o pátio quadrado (a norte) e outra para o espaço retangular central (a sul), em estrutura metálica, com largas mas termicamente controladas entradas de luz natural.
Ao centro, desenvolve-se um corpo, com acesso a partir da Rua Filipa Borges, com três metros de pé-direito, onde se cruzam os elos de ligação entre os dois núcleos principais.
No primeiro piso, prevê-se a instalação da área de peixe, com os apoios necessários de armazém, onde serão instaladas câmaras frigoríficas e produção, armazenagem e venda gelo, segundo normas próprias de utilização. Neste piso está, também, prevista a instalação da área administrativa.
No segundo piso, à volta do quadrado do pátio central, situa-se a zona destinada a talhos servidos com carga assegurada por carrinho de transporte apropriado, a partir do local de cargas e descargas.
A venda dos produtos da terra vai ocupar o outro espaço central mais alongado (retangular), agora coberto, e incluirá seis lojas de hortofrutícolas do lado poente.
Do lado nascente, serão estabelecidas lojas para as quais se propõe a ocupação de artesanato, garrafeira, padaria e malhas.
Por último, no extremo sul, será instalado um café/bar servindo a Praça de Pontevedra nos horários correntes e também o Mercado nas horas do seu funcionamento.
Ambos os pisos são servidos de instalações sanitárias ao público, sendo que, no 1.º piso, localizam-se os sanitários/vestiários para funcionários do Mercado.
classificado em: