Você está aqui: Entrada Notícias Notícias em rodapé Barcelos volta a promover Arroz Pica no Chão

Barcelos volta a promover Arroz Pica no Chão

Depois do Concurso do Galo Assado, a Câmara Municipal de Barcelos vai promover, no fim de semana de 10 e 11 de novembro, outro dos pratos mais emblemáticos da gastronomia barcelense e minhota: O Arroz Pica no Chão.
A esta iniciativa aderiram 28 restaurantes do concelho que se propõem a integrar nos seus cardápios o Arroz Pica no Chão, um prato que faz parte do vasto e rico património gastronómico regional, mas que assume em Barcelos uma importância capital no quadro gastronómico local.

O Fim de Semana do Arroz Pica no Chão visa promover as mais-valias turísticas da gastronomia barcelense, potenciadas pela figura e simbologia do Galo de Barcelos. Pretende-se associar o galo e a produção do artesanato barcelense a outras áreas de relevância cultural e do património imaterial, como é a gastronomia, criando produtos turísticos integradores das tradições locais e regionais e, ao mesmo tempo, dinamizar o setor da restauração e da economia local.

Esta ação está inserida no programa anual “7 Prazeres da Gastronomia”, promovido pela Câmara Municipal, que prima pela divulgação das qualidades gastronómicas da região de Barcelos.

A par do Fim de Semana do Arroz Pica no Chão, realiza-se no sábado, dia 10 de novembro, a “Rota do Vinho e da Vinha” que visita dois produtores de vinho do concelho de Barcelos: a Quinta dos 9, em Cossourado, e os Vinhos Zarague, em Vila Seca. A realização desta rota tem como objetivos a promoção e o conhecimento dos vinhos produzidos em Barcelos, através da realização de visitas técnicas e provas dos vinhos produzidos nestas duas unidades locais.

A participação na Rota do Vinho e da Vinha é gratuita mas as inscrições são limitadas, devendo ser formalizadas até ao dia 8 de novembro por email através de turismo@cm-barcelos.pt ou por telefone 253 811 882.

 

classificado em: