Você está aqui: Entrada Notícias Notícias em rodapé Galo assado volta a ser “rei” à mesa em Barcelos!

Galo assado volta a ser “rei” à mesa em Barcelos!

O Município de Barcelos promove, de 13 a 15 de outubro, a 12ª edição do Concurso do Galo Assado. Um convite para provar um dos pratos mais emblemáticos da tradição gastronómica do concelho.

O Galo Assado é, por estes dias, o prato principal em pelo menos catorze restaurantes do concelho de Barcelos. A 12ª edição do Concurso do Galo Assado decorre de 13 a 15 de outubro e quer homenagear e promover a qualidade e a excelência de um dos pratos mais emblemáticos da gastronomia barcelense.

Cada restaurante vai confecionar e servir a melhor sugestão de galo assado, procurando incluir no prato elementos relacionados com a cultura, as tradições e a identidade da cozinha barcelense, competindo, entre si, para conquistar o tão desejado “Galo de Ouro”.

Participam nesta edição os restaurantes: Babette (Barcelos), Cantinho D’ Armanda (Silva), Casa dos Arcos (Barcelos), Chuva (Barcelinhos), Dom Carlos (Silva), Galliano (Barcelos), Muralha (Barcelos), Pedra Furada (Pedra Furada), Pérola Avenida (Barcelos), Solar Real (Barcelos), Taberna “O Manhoso” (Tamel S. Veríssimo), Taberna do Armindo (Remelhe), Três Marias (Barcelos) e Vera Cruz (Barcelos).

De entre as especialidades gastronómicas disponíveis para consumo estará o galo recheado assado no forno, à Tia Alice, à Cantinho D’Armanda, com recheio e puré de maçã, recheado no forno, à peregrino, recheado com castanhas à peregrino, recheado assado à moda de Barcelos, assado no forno, recheado à Solar, à Taberna do Armindo, à Portuguesa e à nossa moda.

O concurso, que pretende atrair, por estes dias, apreciadores e curiosos  aos espaços de restauração do concelho, conta com a participação de um júri composto por profissionais de reconhecido mérito, que irá provar as diversas iguarias a concurso e entregar prémios aos três primeiros classificados: Galo de Ouro, Prata e Bronze.

A iniciativa do Pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Barcelos visa a promoção da tradição e da riqueza gastronómica do território de Barcelos, associando e capitalizando a imagem do Galo de Barcelos como um ícone de referência em Portugal e no estrangeiro, símbolo ligado à história e identidade dos caminhos de Santiago.

 

 

 

classificado em: