Você está aqui: Entrada Notícias Notícias em rodapé José Milhazes e Joana Amaral Dias presentes na 36.ª edição da Feira do Livro de Barcelos

José Milhazes e Joana Amaral Dias presentes na 36.ª edição da Feira do Livro de Barcelos

A 36.ª edição da Feira do Livro de Barcelos realiza-se entre os dias 6 e 15 de julho, na Avenida da Liberdade e no Largo da Porta Nova, tendo como tema a importância da cultura e dos livros para a paz e a coesão social.

José Milhazes, Joana Amaral Dias, Valter Hugo Mãe e Ricardo Carriço são alguns dos nomes mais sonantes do programa. Os escritores barcelenses terão lugar de grande destaque neste certame que, como habitualmente, contempla um espaço reservado ao público infanto-juvenil com muitas atividades diárias.

A 36.ª edição da Feira do Livro de Barcelos conta com a presença de mais de 90 editoras, que se fazem representar por 18 livreiros, distribuidores e alfarrabistas, ocupando uma área com 171 metros de stands. O horário de funcionamento é das 17h00 às 00h00.

No dia 6, às 17h30, o programa inicia com uma visita aos editores e livreiros presentes no evento. Às 18h30, realiza-se a sessão inaugural com a presença de Fernando Baptista Pereira, adjunto do Gabinete do Ministro da Cultura, que também participará, às 21h00, na tertúlia “Miguel Ventura Terra: o arquiteto da República”, juntamente com José Pedro Tenreiro, Ana Marques, Margarida Acciaiuoli e Fernando Miguel (moderador).

No mesmo dia, às 22h00, o conceituado jornalista José Milhazes, ex-correspondente da SIC na Rússia, lança o livro “Lavrenti Béria – um carrasco ao serviço de Estaline”. No dia 7, às 22h00, a ex-deputada à Assembleia da República e psicóloga Joana Amaral Dias apresenta a sua mais recente obra, “Sonhos Públicos”.

Além da literatura, também a música será trazida a debate, no dia 11, através da tertúlia “As palavras e as guitarras”, com os músicos António Manuel Ribeiro (UHF) e Sérgio de Castro (Trabalhadores do Comércio).

No dia 14, o destaque vai para a apresentação do livro do músico e ator Ricardo Carriço, “A Verdade de cada um”. Inicialmente prevista para o dia 15, a conversa do escritor Valter Hugo Mãe com Eduardo Figueiredo é adiantada para o dia 12 de julho, às 21h00. A apresentação do livro “A Virgem Peregrina em Barcelos”, com apresentação de D. Francisco Senra, Arcebispo de Évora, acontecerá no dia 15, às 21h30.

O recital tributo a Eugénio de Andrade, “Nocturno a duas Vozes” que encerrava a 36.ª Feira do Livro  foi cancelado.

Montra de excelência dos autores locais, a Feira do Livro promove diariamente, às 18h00, uma sessão de autógrafos com escritores de Barcelos, tendo sido selecionados os autores com mais de uma obra literária publicada: Domingos da Calçada e Inês Faria (dia 7), Rui Sousa Basto e Joana Luísa Matos (dia 8), Alberto Serra e Manuel José (dia 9), Bernardete Costa e Conceição Carvalho (dia 10), António Magalhães, Avelino Mesquita e Fernando Pinheiro (dia 11), Flávio Lopes da Silva, José Ilídio Torres e M. Branco de Matos (dia 12), Frei Lopes Morgado (dia 13), Evandro Morgado e José Pedro Lima Reis (dia 14), Maria das Dores e Maria Isabel Cunha (dia 15).

Muitas atividades para o público infanto-juvenil

A Feira do Livro contempla um vasto programa para o público infantil e juvenil com diversas atividades diárias: pinturas faciais, jogos didáticos, mural de pintura, desenhos para colorir e conversas com vários autores, como Pedro Seromenho (dia 6), Sérgio Macedo (dia 8), Zetho Cunha Gonçalves (dia 10), José Fanha (dia 12) e Joana Luísa Matos (dia 14).

O certame conta ainda com animação musical, destacando-se os concertos de Telmo Pires, que irá apresentar o seu mais recente disco, “Ser Fado” (dia 6), de Beni Mizrahi & The Soulbenders (dia 7), da Arts Academy de Barcelos, que leva ao palco o espetáculo “Street Art” (dia 8), e de Daniel Pereira de Cristo (dia 13).

Todos os dias haverá animação de rua pel’ A Capoeira - Companhia de Teatro de Barcelos.

 

classificado em: