Você está aqui: Entrada Notícias Notícias em rodapé Município de Barcelos na corrida ao Prémio Abertura 2017

Município de Barcelos na corrida ao Prémio Abertura 2017

O Município de Barcelos é um dos três finalistas candidatos ao Prémio Abertura 2017, atribuído pela Associação de Empresas de Software Open Source Portuguesas (ESOP), que premeia, em termos nacionais, as instituições que se distinguem na utilização de plataformas informáticas assentes em código aberto.

O Município de Barcelos tem vindo a seguir uma política de modernização administrativa que privilegia o uso de tecnologias Open Source, ou em código aberto, por serem mais seguras e estarem isentas de custos de licenciamento significativos, o que tem permitido à autarquia uma redução das despesas com serviços e infraestruturas de comunicações. A utilização de sistemas Open Source pelo Município de Barcelos justifica-se ainda por razões de independência em relações a soluções proprietárias e para preservação da soberania sobre os dados e os processos.

O site do Município, a Agenda Barcelos, o E-urbanismo, e muitos outros casos de plataformas de ligação aos munícipes e gestão interna são desenvolvidos usando plataformas de código aberto.

O Município de Barcelos é, portanto, um caso de referência na utilização de sistemas Open Source, o que lhe pode valer uma distinção nacional no concurso nacional de tecnologia, intitulado “Prémio Abertura”, promovido, anualmente, pela ESOP. O galardão vai ser atribuído na próxima quinta-feira, 28 de setembro, na 15ª edição do maior e mais conceituado evento de Open Source em Portugal - o Open Source Lisbon 2017 – que terá lugar no Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.

Na corrida ao prémio estão também a Imprensa Nacional – Casa da Moeda e o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça, I.P., o que mostra o elevado nível dos projetos a concurso.

classificado em: