Você está aqui: Entrada Notícias Notícias em rodapé Presidente da Câmara de Barcelos presente na inauguração da casa da SOPRO

Presidente da Câmara de Barcelos presente na inauguração da casa da SOPRO

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, e o Arcebispo de Braga, D.Jorge Ortiga, inauguraram no passado sábado, 29 de setembro, a nova sede da organização não governamental SOPRO – Solidariedade e Promoção ligada ao Colégio La Salle.

Na sessão protocolar, o Presidente da Câmara destacou o movimento associativo local e o seu importante papel no concelho de Barcelos, realçando que “desde que chegamos à Câmara, temos feito um esforço para olhar de forma diferente aqueles que, com esforço, se dedicam a causas que deveriam ser assumidas pela administração local e central”.

Miguel Costa Gomes realçou que “temos de perceber que há várias pessoas com dificuldades e esta organização é uma organização de atos cívicos”, pois a atenção e carinho a quem mais precisa é “um ato de cidadania que e promove a causa comum”

Na sua intervenção, D.Jorge Ortiga apelou as que as  comunidades “larguem o instinto de autopreservação, que cristaliza e sufoca o espírito missionário”.

Partindo do tema do programa de inauguração da casa “Transformar o Mundo em Mudança”, o Arcebipso sublinhou que “a inauguração da nova casa da Sopro deve fazer eco em todas as paróquias de Barcelos e de Braga, para que todas sejam mais generosas, abertas, solidárias e, por isso, missionárias”.

A SOPRO intervém na área social na região de Barcelos e Moçambique e conta hoje com um gabinete de apoio à vítima, um banco de material escolar, sala de formação de voluntários, criando uma estrutura digna para receber aqueles que vêm de fora.

Ligada aos Irmãos La Salle, a SOPRO foi fundada em 1996 como resultado da iniciativa de um grupo de pessoas preocupadas com os problemas de pobreza.