Você está aqui: Entrada Notícias Notícias em rodapé Presidente da Câmara inaugurou acesso ao IPCA

Presidente da Câmara inaugurou acesso ao IPCA

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, inaugurou no dia 19 de dezembro a nova ligação ao Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) pela variante urbana (EN 204), que permite um acesso mais rápido em mais seguro ao campus do Instituto. A cerimónia contou com a presença da Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, do Professor João Carvalho e de muitos docentes e alunos.

Esta é uma obra de grande importância para o crescimento e desenvolvimento do IPCA e vem ligar a variante urbana da cidade ao núcleo central urbano de Vila Frescaínha S. Martinho e, simultaneamente, promover uma acessibilidade melhorada ao IPCA.

A empreitada teve início em março deste ano e foi adjudicada pela quantia de 415.345,45€, paga integralmente pelo orçamento do Município de Barcelos.

“Esta foi a solução mais viável do ponto de vista financeiro” e que “resolve 80 por do cento das necessidades de acessibilidade ao IPCA”, considerou o Presidente da Câmara Municipal, adiantando que novas ligações ao campus podem ser consideradas no futuro.

Maria José Fernandes, a presidente da instituição, classificou esta inauguração como um “momento histórico, dados os constrangimentos provocados até agora pela falta de acessos cómodos e dignos ao ‘campus’”. A Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, reconheceu, ainda, que os novos acessos “dão mais qualidade e dignidade a um espaço que se quer agora tornar mais verde e saudável”.

A inauguração do novo acesso foi incluída nas comemorações do ‘Dia do IPCA’, que celebra este ano o 23º aniversário.

O IPCA inaugurou, também, a chamada ‘Praça Central’, entre a Escola Superior de Gestão e o Laboratório de Jogos Digitais, uma obra que contou com o apoio técnico do Município de Barcelos.

Na sessão solene, o Presidente da Câmara parabenizou a instituição, frisando que o “ IPCA é uma grande referência a nível local, regional e nacional, e o seu crescimento é prova disso”. Miguel Costa Gomes frisou que o “ executivo municipal continuará a desenvolver parceiras com a instituição para que esta continue a crescer e a levar o nome de Barcelos além fronteiras. Exemplos recentes destas parcerias são o acesso pedonal, inaugurado o ano passado, e agora esta via de acesso direto ao ´campus´”.

Durante a sessão solene do Dia do IPCA foram entregues prémios e distinções, entre eles, quatro Prémios de Mérito aos melhores estudantes no ano letivo 2016/2017, atribuídos pelo Município de Barcelos, no valor de 250,00€ cada um.

classificado em: ,