Você está aqui: Entrada Notícias Notícias em rodapé Primeiro fim de semana da Mostra Nacional de Artesanato com grande adesão

Primeiro fim de semana da Mostra Nacional de Artesanato com grande adesão

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, inaugurou na sexta-feira, dia 3 de agosto, a 36ª edição da Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos, este ano com selo de Cidade Criativa da UNESCO.

Para Miguel Costa Gomes “o galardão da UNESCO resulta de uma aposta forte e consolidada daquilo que é a marca Barcelos e da aposta no nosso artesanato”. Este ano o “espaço da Mostra está mais agradável e mais equilibrado. É essa imagem que pretendemos, no sentido de corresponder às exigências desta grande marca e referência, que é `Barcelos Cidade Criativa´”. O Presidente da Câmara realçou ainda que “os artesãos são parte integrante dessa criatividade e temos de dignificar o galardão, e isso faz-se com qualidade, que é o que estamos aqui a fazer”.
Logo no primeiro dia, a Mostra registou uma forte adesão, que se repetiu por todo o fim-de-semana.
O evento permite aos visitantes o contacto com as artes tradicionais e o trabalho ao vivo e promove a riqueza da arte e do trabalho tradicional barcelense, o que reafirma a aposta do Município no apoio ao trabalho desenvolvido pelos artesãos.
O programa da Mostra de Artesanato prossegue até 15 de agosto, destacando-se no sábado, dia 11, a Gala do Artesanato de Barcelos, às 22h00, na qual vão ser distinguidos os artesãos com os prémios “Carreira”, “Revelação” e “Inovação” e os trabalhos mais originais.

Oferta de animação até ao último dia
Além do mais rico e variado artesanato, os visitantes têm diariamente um conjunto de ofertas de animação que se tornam num excelente cartão de visita desta Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica, e ainda uma praça de alimentação com música ao vivo todos dias.
Na edição deste ano, o Município volta a apostar nas tradições do passado com os workshops diários onde se pode aprender as artes e ofícios, que passam pela tecelagem, olaria, figurado, bordados, chapéus de palha, entre outras.
Este certame, um dos mais antigos do país, conta com a presença dos mais importantes artesãos de cada setor do artesanato (figurado, olaria, cestaria e vime, ferro e derivados, madeira e bordados) e retrata toda a riqueza da arte e do trabalho tradicional.
Na animação diária, pode sempre contar com as arruadas dos grupos tradicionais do concelho, a música ao vivo na Praça da Alimentação, e muita música no palco principal, que este ano já recebeu Fernando Pereira e NortUcha. Pode ainda ver até ao dia 15 de agosto, Galandum Galandaina, Baieta & Companhia, Sérgio Mirra, Jorge Lomba e Kumpanhia Algazarra.
A Mostra abre às 18h00, de segunda a sexta-feira, e às 16h00 aos sábados, domingos e feriado de 15 de agosto. O encerramento é todos os dias à meia-noite.

 

classificado em: