Você está aqui: Entrada Rede Social de Barcelos

Notícias

Café Memória no 3º fim de semana de maio

2017-05-08

No mês de maio, o Café Memória realiza-se excecionalmente no 3º fim de semana, devido às comemorações do centenário das Aparições de Fátima no dia 13. As sessões decorrem, normalmente, nos segundos sábados de cada mês, das 10h às 12h, no Café da Praça, com entrada livre e sem necessidade de inscrição prévia, no entanto este mês a iniciativa terá lugar no dia 20 de maio, às 10h00, subordinado à temática «Atividade física e Desporto: Boccia e ginástica adaptada» com Raquel Martins e Hugo Gomes da CSSJD Barcelos e o Prof. Luís (Barcelos Saudável).

Assinado Protocolo para combater a violência doméstica e de género

2017-04-24

Foi assinado, na passada sexta-feira, dia 21 de abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um protocolo de colaboração entre várias instituições concelhias com o mesmo objetivo: combater a violência doméstica e de género.

Projeto “Tecer a Prevenção” pretende acabar com as lacunas existentes nas comissões de proteção de crianças

2017-04-11

Foi apresentado ontem, dia 10 de abril, em conferência de imprensa, o projeto “Tecer a Prevenção” da autoria da Comissão Nacional para a Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens ao qual a Comissão de Proteção Crianças e Jovens de Barcelos aderiu e pretende implementar em conjunto com o Município de Barcelos e com a colaboração e orientação do Professor Doutor Manuel Sarmento, da Universidade do Minho, com o objetivo de formar a comunidade/parceiros para estarem atentos aos sinais de “perigo”.

Barcelos exemplo europeu de integração de refugiados

2017-02-24

No II Encontro da rede de países e respetivos municípios que integram o Programa Europeu “Europe for Citizens” – Europa para os Cidadãos, a apresentação de Barcelos marcou a diferença através de uma abordagem clara, prática e objetiva dos projetos de integração levados a cabo junto da comunidade cigana – Projeto “Escolhas”, GaloArtis -, assim como o acompanhamento que tem sido feito junto da família de refugiados que o Município acolhe desde setembro do último ano.

Marketing Social em debate no Auditório da Câmara Municipal de Barcelos

2017-02-22

Combater a exclusão, promover a integração social, incentivar o investimento no empreendedorismo social e numa nova racionalidade económica solidária são alguns dos objetivos principais deste seminário dedicado ao “Marketing Social”. Uma iniciativa que juntará empresas, empresários e associações do concelho de Barcelos para darem o seu testemunho e contributo, que ajudarão a abrir novas fronteiras na área do “Marketing Social” que permitam a criação de uma sociedade mais justa e equilibrada. A aposta no empreendedorismo social é a única forma de esbater o interesse individual em prol da concorrência pela “cooperação” e a “associação”.

Armandina Saleiro presente nas comemorações do 20º aniversário do Centro Social Abel Varzim

2017-01-18

O Centro Social Abel Varzim celebrou o seu vigésimo aniversário, nas instalações da Instituição, em Cristelo, no sábado, dia 14 de janeiro, com uma sessão comemorativa que começou com uma romagem ao cemitério local, como forma de homenagem ao patrono, o Padre Abel Varzim.

Banco de Material Escolar

2014-08-08

O Banco de Material Escolar da SOPRO - Solidariedade e Promoção, integra a Bolsa Solidária de Recursos de Barcelos e encontra-se a preparar o ano letivo 2014/2015. É muito simples apoiar o Banco de Material Ecolar. Apoie o acesso à escolaridade! Pode contribuir para a preparação do novo ano letivo entregando manuais e material escolar.

Banco de Roupas, Calçado e Brinquedos

2014-07-29

Tem roupa, calçado, brinquedos ou material escolar que já não usa, independentemente do estado destes? Faça uma revisão em sua casa, fale com familiares e amigos, coloque tudo em sacos bem fechados e numa próxima visita deposite num contentor Ultriplo. Com esta iniciativa está a apoiar a Bolsa Solidária de Recursos de Barcelos, para dar respostas às necessidades sociais neste tipo de bens, assim como contribui para apoio financeiro para outras instituições do concelho. Juntos podemos fazer a diferença.

NEWSLETTER APAC

2014-07-01

Na 4ª edição da Newsletter poderá encontrar artigos relacionados com atividades, projetos e candidaturas promovidas pela Associação de Pais e Amigos de Crianças.

Boletim de Notícias nº 15|Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Norte

2014-07-01

Nesta edição saiba mais sobre: Cancro do Ovário; Um Dia Pela Vida no Norte; Duas Novas Unidades de Rastreio do Cancro da Mama; Laboratório de Investigação Pedagógico e muito mais...

Comemoração do Dia Nacional Cigano

2014-06-19

No âmbito das Comemorações do Dia Nacional Cigano, a EAPN Portugal apresenta a exposição "CiganAs" na Biblioteca Municipal de Barcelos. O ato inaugural será no dia 20 de junho, às 15h00, com a presença da Senhora Vereadora do Pelouro de Ação Social do Município de Barcelos, Drª Armandina Saleiro. Esta exposição poderá ser visitada até ao próximo dia 4 de julho de 2014. No dia 26 de junho, às 10h00, no mesmo local terá lugar a exibição de um documentário sobre as comunidades ciganas.

Bolsa Solidária de Recursos

2012-12-18

O projecto é dirigido População em Geral e tem como objectivos específicos criar uma rede de gestores responsáveis pela bolsa solidária de recursos locais, através da operacionalização da ação E2/08.2/A1 (pp. 21) do PDSS 2015, aprovado em reunião plenária do CLAS de Barcelos, a 15 de Dezembro de 2011.

Barcelos comemorou Dia Internacional do Voluntariado

2012-12-06

Barcelos assinalou o Dia Internacional do Voluntariado, em 5 de novembro, com um encontro no auditório da Biblioteca Municipal para debater o tema “Voluntariado e Cidadania” organizado pelo Grupo Temático do Voluntariado, constituído no âmbito da Rede Social de Barcelos.

Diagnóstico sobre igualdade de género em debate

2012-12-03

Foi apresentado na Biblioteca Municipal, no dia 29 de novembro, o Diagnóstico Municipal para a Promoção da Igualdade de Género, uma ação no âmbito do projeto Barcelos Plural, realizada através de questionários aos colaboradores da autarquia, que contribuirá para a criação do Plano Municipal para a Igualdade de Género.