O artesanato de Barcelos, reconhecido pela UNESCO como referência mundial nas artes populares, esteve em destaque em Toronto, Canadá, numa exposição que contou com 30 peças originais de cerâmica artesanal criadas por artistas do concelho minhoto.
A mostra, intitulada “Expressões de Barcelos – Arte e Criatividade”, esteve patente no átrio da Câmara Municipal de Toronto e assinalou o início de uma digressão nacional que tem como objetivo levar este património artístico a várias cidades canadianas, promovendo o contacto direto com comunidades luso-canadianas e o público em geral.
No dia 17 de outubro, uma comitiva barcelense, liderada pelo presidente da Assembleia Municipal de Barcelos, Fernando Santos Pereira, esteve presente numa cerimónia oficial que coincidiu com as comemorações do 27.º aniversário da Associação Migrante de Barcelos, que reúne atualmente cerca de 300 sócios.
Fernando Pereira começou por agradecer à Associação Migrante de Barcelos pelo trabalho de promoção da identidade do espírito barcelense. Realçou, também, o apoio dado pela Câmara de Toronto – na pessoa da vereadora Alexandra Bravo – a esta iniciativa que se insere numa relação de parceria e colaboração entre os dois municípios.
“Não posso deixar de agradecer, igualmente, aos vinte artistas barcelenses que criaram as magníficas obras em torno do galo de Barcelos e da minhota, desenvolvidas propositadamente para esta exposição”, disse.
A exposição na Câmara de Toronto assinalou o arranque de um projeto de itinerância, consensualizado com a Associação Migrante de Barcelos. Seguem-se as cidades canadianas de Montreal e Ottawa, onde serão realizados workshops e atividades interativas com o envolvimento de escolas e da população em experiências de pintura e modelagem em barro. O primeiro passo para essa itinerância vai ter lugar no Museu de Cerâmica de Toronto.
Este projeto é promovido pela Associação Migrante de Barcelos e conta com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, da Câmara de Toronto, da Associação Comercial do Little Portugal de Toronto, da Aliança dos Clubes e Associações Portuguesas do Ontário (ACAPO) e do Conselho da Diáspora Portuguesa.