O Museu de Olaria de Barcelos foi palco, no passado dia 16 de janeiro, da inauguração da exposição “Da Terra e do Céu – A Bienal em Movimento”, integrada no projeto itinerante da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, a única bienal internacional de cerâmica existente em Portugal.
A sessão de abertura contou com a presença da vereadora da Cultura, Dalva Rodrigues, que sublinhou a importância desta exposição enquanto resultado de uma parceria intermunicipal, destacando a colaboração com o Município de Aveiro no âmbito da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica, bem como o papel destas iniciativas na valorização e divulgação da cultura. Dalva Rodrigues aproveitou para convidar o público a visitar a exposição e a acompanhar a programação cultural municipal.
A exposição reúne 16 peças de cerâmica, correspondentes a uma obra de cada artista participante, incluindo algumas das peças premiadas ao longo das várias edições da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro. Entre os artistas representados estão Akiko Taniguchi, Alberto Vieira, Ali Esmaeillou, Hsin Yu Tai, Jiho Kim, Maria Geszler, Martim Santa Rita, Memet Gokhan Taskin, Renata Amaral, Shao Lei, Sofia Beça, Stela Ivanova, Teresa Aguilar Iglesia, Tifanny Wallace, Verónica Córdoba e Viviane Diehl.
Estruturada em torno do eixo conceptual Terra/Céu, a exposição propõe um diálogo entre a matéria e a criação artística contemporânea.
A exposição estará patente ao público até ao dia 12 de abril, integrando a programação cultural do Museu de Olaria de Barcelos e reforçando o papel dos equipamentos culturais municipais enquanto espaços de mediação cultural, promoção da criação contemporânea e valorização da circulação de projetos artísticos de âmbito nacional e internacional.




