Barcelos comemora, no próximo dia 31 de agosto, os 97 anos de elevação a cidade, com um programa que terá como ponto alto a habitual Sessão Solene, a partir das 18h00, durante a qual serão atribuídas as Medalhas Honoríficas do Município.
Mais cedo, pelas 17h00, será assinalada a abertura do novo Help Point do Peregrino, num edifício recuperado da Rua Dr. Miguel da Fonseca (junto à Igreja Matriz). Meia hora depois, pelas 17h30, será inaugurada a exposição “Carlos Basto – Aguarelas de Barcelos”, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Segue-se, a partir das 18h00, a Sessão Solene de Comemorativa do 97.º Aniversário de Elevação de Barcelos a Cidade, no Auditório dos Paços do Concelho. Durante a cerimónia, serão entregues Medalhas Honoríficas do Município a oito personalidades que se destacaram, quer no engrandecimento de Barcelos, quer pela sua ação em prol da comunidade.
A Sessão Solene contará, ainda, com a apresentação de um vídeo e do poema “Nasci Aqui”, de Daniela Matos Leite, autora natural de Barcelos.
O programa das comemorações do Dia da Cidade irá prosseguir, às 19h30, com a realização de uma homenagem a Adelino Ribeiro Novo, no Complexo Desportivo do Estádio Cidade de Barcelos.
O dia das comemorações termina com o espetáculo “Fado Barcelos”, que irá juntar, pela primeira vez, a convite do Município, três vozes femininas naturais de Barcelos, mas com carreiras que já ultrapassaram fronteiras: Carla Cortez, Liliana Macedo e Vânia Leal.
A elevação de Barcelos a cidade aconteceu por decreto, em 1928. Nesse mesmo dia, levando a população, nesse mesmo dia, a organizar uma marcha luminosa pelas suas ruas para festejar esse momento histórico.