O Grupo de Solidariedade Humana de Arcozelo iniciou as suas atividades em 2001 e, ao longo do tempo, foi-se constituindo como uma estrutura de voluntariado de Proximidade. Este projeto, destinado aos arcozelenses funciona em três vertentes: Gabinete de Apoio Social; Gabinete de Enfermagem, saúde e bem-estar; e Voluntariado de proximidade.
O Gabinete de Apoio Social destina-se ao levantamento de necessidades, avaliação e acompanhamento de processos de intervenção social, assim como encaminhamento dos mesmos para entidades competentes, sempre que se justifique. Funciona diariamente de segunda a quinta-feira.
O Gabinete de Enfermagem, saúde e bem-estar funciona nas primeiras e terceiras Terças-feiras de cada mês com uma enfermeira voluntária e é um serviço gratuito. É feita avaliação de tensão arterial e frequência cardíaca, glicemia capilar, colesterol total, triglicerídeos e avaliação do peso e altura (IMC).
O Voluntariado de proximidade, neste momento constituído por um grupo de 20 pessoas, desenvolve a sua atividade junto de idosos ou pessoas em situação de isolamento social através de visitas domiciliárias regulares no sentido de combater a solidão e o isolamento através do estabelecimento de relações sociais de suporte. Além disso, faz também o acompanhamento dos seniores em diversas atividades organizadas pela Junta de Freguesia, como atividades de verão, festas ou sempre que se justifique.
Missão
A Missão do Grupo de Solidariedade Humana de Arcozelo é a promoção do bem-estar integral e da qualidade de vida dos habitantes da sua freguesia, através do desenvolvimento de projetos sociais capazes de promover a integração e a participação social e desencadear processos de mudança.
Valores
O Grupo de Solidariedade Humana de Arcozelo, no exercício da sua atividade, rege-se por valores como o respeito, igualdade, generosidade e solidariedade.
Objetivos
- Levantamento de necessidades, avaliação e acompanhamento de processos de intervenção social;
- Fomentar a educação para a saúde no sentido de promover o bem estar e a qualidade de vida da população;
- Promover relações sociais de confiança e proximidade promotoras de suporte social e que ajudem a combater a solidão e o isolamento;