A Intercultura – Associação para uma formação sócio educativa, doravante abreviadamente designada por Intercultura, é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos e durará por tempo indeterminado.
A Intercultura é uma associação de juventude, independente de partidos políticos e de organizações religiosas, que se rege pelas leis vigentes e pelos presentes estatutos.
A Intercultura tem âmbito nacional, podendo estabelecer órgãos locais dotados de autonomia própria, ainda que submetidos aos órgãos nacionais da associação.
Fins
- Contribuir para a compreensão e paz entre os povos através do fomento da interação humana direta, sendo a paz entendida como o estado dinâmico em que os conflitos e a agressividade existentes entre e no seio da humanidade e dos povos são resolvidos sem recurso à violência.
- Contribuir para a formação de indivíduos dispostos a lutar por um mundo mais justo e tolerante, em que sejam abolidas as barreiras que separam os seres humanos, designadamente as de natureza social, cultural, étnica e económica, consciencializando-os da sua natureza comum.
- Proporcionar aos jovens de todo o mundo e às suas famílias uma aprendizagem intercultural e uma educação global que lhes permita ter um conhecimento mais profundo da diversidade existente no mundo e da sua própria identidade cultural e desenvolver um verdadeiro apreço por estas.
Representações
- A Intercultura representará em Portugal as organizações internacionais designadas por AFS Intercultural Programs, Inc. e European Federation for Intercultural Learning.
- A Intercultura poderá representar quaisquer outras organizações de âmbito local, regional, nacional ou internacional, por deliberação da Assembleia Geral.
Site Institucional: http://www.intercultura-afs.pt/