Saltar para o conteúdo
EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish

Barcelos Sénior

A Barcelos Sénior, popularmente conhecida como Universidade Sénior de Barcelos, é uma associação cultural de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 14/06/2012, por iniciativa do Pelouro da Ação Social do Município de Barcelos, em parceria com diversos organismos e entidades do concelho e com cidadãos e personalidades da área da cultura e do ensino.

 

Missão:

A Associação tem por objeto a promoção cultural e a integração social da população sénior, através do desenvolvimento de ações de natureza pedagógica e de formação ao nível do ensino não formal.

 

Público alvo:

Pessoas com mais de 55 anos e/ou aposentadas, não institucionalizadas, com capacidade cognitiva, vontade de partilha de experiências, saberes e conhecimentos, empenhadas em desenvolver atividades culturais e lúdicas e interessadas no seu envelhecimento ativo.

 

Visão:

Está na sua génese um forte desejo e plena convicção da importância da criação de atividades que valorizem os séniores e os seus saberes, conhecimentos e experiências. Acreditamos que esta mudança de mentalidades passa obrigatoriamente por medidas que permitam aos séniores e/ou aposentados (que o desejem) ter uma participação ativa em diversos domínios da sociedade, intervindo e interferindo na dinâmica social, cultural e económica da região.

 

A Barcelos sénior tem como principais objetivos:

  • Promover a melhoria da qualidade de vida dos séniores;
  • Dinamizar atividades de natureza social e cultural, de ensino, de formação, de desenvolvimento pessoal e social, de convívio e de lazer;
  • Fomentar a participação cívica e a auto-organização dos séniores;
  • Estimular a educação para a cidadania, para a saúde, para a tolerância, para o voluntariado e para a formação positiva ao longo da vida.

 

Plano Anual de Formação e Atividades (PAFA)

A Barcelos Sénior exerce a sua atividade de segunda a sexta feira, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00.

O Plano Pedagógico e Cultural em vigor, vai ao encontro das expectativas, anseios e necessidades dos séniores, uma vez que estes foram também ouvidos, tornando-os parte integrante do processo. Fazem parte do plano curricular:

  • Disciplinas teóricas: História e Arqueologia Local, Inglês, Património Cultural e Religioso de Barcelos, Língua Cultura e Comunicação, Cidadania, Clube de Leitores.
  • Oficinas: Ginástica, Hidroginástica, Dança, Informática, Pintura, Gastronomia e Saúde Alimentar, Fotografia e Multimédia, Teatro, Canto, Formação Musical, Cavaquinhos e Tuna.

A par das disciplinas teóricas e das oficinas, também se desenvolvem várias atividades de natureza cultural, de ensino, de formação e participação ativa dos séniores na comunidade. Assim, são frequentemente desenvolvidas Palestras, Conferências, Debates, Colóquios, Encontros e Reflexões, etc., cujos temas incidem na promoção da educação positiva para a saúde, para a segurança e para a cidadania.

Para a concretização total do PAFA, são realizadas ainda atividades extracurriculares de natureza social, cultural, de desenvolvimento pessoal, de convívio e lazer, como Visitas de Estudo e Passeios, Convívios, entre outras.

Viver Bem passa, também, por estar mais atento ao que nos rodeia, não parar, acompanhar o “mundo que pula e avança”, para que todos os séniores se sintam cada vez mais úteis, ativos, participativos, saudáveis, criativos, informados, valorizados e felizes!

Página de Facebook:

https://www.facebook.com/barcelos.senior

Regulamentos | Ação Social

Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo  do Município de Barcelos

Com o presente regulamento, o Município de Barcelos estabelece as regras de atribuição de bolsas de estudo a estudantes do concelho, mais desfavorecidos economicamente, com o objetivo de reduzir as dificuldades socioeconómicas e contribuir para o desenvolvimento educacional e a elevação cultural do concelho de Barcelos. Encontra-se publicado no Diário da República, 2ª série, º 163, de 21 de Agosto de 2015, pág. 24014 e seguintes. A alteração agora introduzida no Anexo I do regulamento, e que dá origem à atual versão de 2017, foi publicada no Diário da República, 2ª série, nº 158, de 17 de Agosto de 2017, pág. 17839.

Lista de Ficheiros

Ficheiro Descrição Tamanho
pdf Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo do Município de Barcelos versão 2017.1
79 KB

Regulamento Municipal de Apoio ao Arrendamento Habitacional do Município de Barcelos

Com o presente regulamento , o Município de Barcelos define as regras e os procedimentos a observar no apoio ao arrendamento habitacional do Município de Barcelos, visando apoiar as famílias na satisfação das suas necessidades habitacionais. Encontra-se publicado no Diário da República, 2ª série, nº 54, de 17 de Março de 2016, pág. 9525 e seguintes. A alteração agora introduzida na redação da epígrafe e do nº 1 do artigo 6º, e que deu origem à atual versão de 2017, foi publicada no Diário da República, 2º série, nº 158, de 17 de Agosto de 2017, pág. 17838.

Lista de Ficheiros

Ficheiro Descrição Tamanho
pdf Regulamento Municipal de Apoio ao Arrendamento Habitacional do Município de Barcelos Versão 2017.1
91 KB

Regulamento Municipal de Apoio à Habitação Social do Município de Barcelos

Com o presente regulamento, o Município de Barcelos estabelece um conjunto de regras e de procedimentos de apoio às famílias na satisfação das suas necessidades habitacionais. Encontra-se publicado no Diário da República, 2ª série, nº 104, de 31 de Maio de 2016, pág. 17065 e seguintes. A alteração agora introduzida à redação da alínea i) do artigo 8º, que dá origem à atual versão de 2017, foi publicada no Diário da República, 2ª série, nº 158, de 17 de Agosto de 2017, pág. 17839.

Lista de Ficheiros

Ficheiro Descrição Tamanho
pdf Regulamento do Apoio à Habitação Social do Município de Barcelos Versão 2017.1
116 KB

Regulamento Municipal de Apoio a Projetos Sociais do Município de Barcelos

Com o presente regulamento, o Município de Barcelos estabelece as regras e os procedimentos de candidatura e avaliação de projetos sociais, com vista a apoiar os munícipes e agregados familiares ao nível da saúde oral, ocular, auditiva e de imagem, mormente, dos agregados familiares mais carenciados. Encontra-se publicado no Diário da República, 2ª série, nº 252, de 28 de Dezembro de 2015, pág. 37833 e seguintes. A alteração agora introduzida na alínea d) do nº 1 do artigo 6º, que dá origem à atual versão de 2017, foi publicada no Diário da República, 2ª série, nº 158, de 17 de Agosto de 2017, pág. 17839.

Lista de Ficheiros

Ficheiro Descrição Tamanho
pdf Reg. Apoio Projectos Sociais Versão 2017.1
65 KB

Regulamento de Voluntariado

Com o presente Regulamento pretende-se defnir as linhas orientadoras para a criação de um Programa de Voluntariado no concelho de Barcelos, visando regulamentar a participação de voluntários em actividades, acções e projectos, entre outras, de natureza educativa, cultural e da acção social desenvolvidas pela Câmara Municipal de Barcelos, de modo a estimular o voluntariado e a contribuir para a formação social e cultural dos participantes.

Lista de Ficheiros

Ficheiro Descrição Tamanho
pdf Regulamento de Voluntariado 104 KB

2019 - Todos os Direitos Reservados - Município de Barcelos | Política de Privacidade | Desenvolvido por DMT

Tamanho da Fonte