Ciente de que o fenómeno das migrações representa uma enorme oportunidade para Portugal e para o concelho, o Município de Barcelos tem vindo a reafirmar o compromisso da promoção da Igualdade e Não Discriminação, nomeadamente, Étnica e Racial, através da definição de políticas inclusivas, assentes na prevenção e no envolvimento da sociedade civil.
Intimamente ligado a fatores de ordem económica, demográfica e social, ao longo dos anos, tem vindo a existir um crescimento dos fluxos migratórios. Este cenário exige a adaptação a novos perfis migratórios e à necessidade de consolidar o trabalho de acolhimento e de integração.
As questões da etnicidade, que segundo Riesman, são entendidas como a autoconsciência da especificidade cultural e social de um grupo particular, associadas aos fenómenos da migração, requerem a atenção sobre as dimensões sociais, culturais e políticas, que traduzem os trajetos dessas comunidades na sociedade. Neste âmbito de intervenção, é de destacar o trabalho que já tem vindo a ser desenvolvido juntos das Comunidades Ciganas, no concelho de Barcelos.
Comissão para Igualdade e Contra a Discriminação Racial
Estratégia Nacional para as Migrações (PME) 2015 – 2020