Cuidadores

O ato de cuidar traduz-se num conceito complexo, uma vez que compreende diversas dimensões, como a relacional, a afetiva, a ética, a sociocultural, a terapêutica e a técnica. Segundo Sequeira (2007), “cuidar constitui uma dimensão ontológica do ser humano, na qual os seus valores, atitudes e comportamentos da vida quotidiana exprimem uma preocupação constante com esta atividade”. O mesmo autor defende que cuidar não é apenas mais uma função ou uma tarefa, mas sim, uma forma de estar no mundo, um ato solidário que envolve respeito, reciprocidade e complementaridade.

Pela sua complexidade e envolvimento, o ato de cuidar, na maioria das situações conduz o/a cuidador/a informal a uma situação de exaustão e assume um impacto ao nível físico, psicológico, social e económico não só na sua vida, como na vida da pessoa que cuida. Se o cuidador/a se encontrar em idade ativa, estes impactos refletir-se-ão, ainda, na manutenção e inserção no mercado de trabalho. Assim, a sua qualidade de vida passa a estar comprometida, o risco de isolamento, de exclusão social e de pobreza são iminentes.

Num estudo solicitado pelo Governo Português e desenvolvido pelo Grupo de Trabalho, coordenado pelo Instituto de Segurança Social, IP (ISS, IP), denominado “Medidas de intervenção junto dos cuidadores Informais. Documento Enquadrador, Perspetiva Nacional e Internacional” (2017), encontramos informações fundamentais para o enquadramento do Estatuto do/a Cuidador/a:

Aproximadamente 80% dos cuidados em toda a União Europeia são fornecidos por cuidadores/as informais, principalmente mulheres;
Estima-se que na Europa o número total de pessoas que proporciona algum tipo de cuidado ascenda aos 125 milhões;
Prevê-se que o valor anual dos serviços prestados pelos cuidados dos familiares, na EU, apenas a idosos/as, possa ascender a 375 mil milhões de dólares;
No caso português, a Associação Cuidadores Portugal estimou o valor do trabalho realizado pelos cuidadores/as informais, tendo por referência o salário mínimo mensal, em aproximadamente 4 mil milhões de euros anuais.

2024 - Todos os Direitos Reservados - Município de Barcelos | Política de Privacidade | Desenvolvido por DSIMA