A Rede Escola-Natureza parte da premissa de que o contacto regular com a natureza promove o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo saudável, e propõe que os espaços escolares sejam ambientes mais vivos, naturais e centrados no bem-estar integral da infância. Inspirado por uma vasta base científica em pedagogia, neurociência e psicologia do desenvolvimento, reconhece que o contacto regular com a natureza contribui para melhorar a atenção, reduzir a ansiedade, estimular a criatividade e fortalecer competências sociais, emocionais e cognitivas. Num contexto em que muitas crianças vivem rotinas marcadas por ambientes fechados e tempo excessivo diante de ecrãs, este programa procura promover na infância o brincar ao ar livre, explorar com todos os sentidos e crescer em conexão com o mundo natural. Brincar na natureza não é apenas uma atividade de lazer – é uma experiência educativa profunda que promove a autonomia, a resiliência e o desenvolvimento integral. A Rede Escola-Natureza ambiciona, ainda, construir uma rede colaborativa de escolas, promover a partilha de boas-práticas e incentivar a criação de recreios mais naturais, sensoriais e afetivos. Através desta abordagem, pretende-se cultivar, desde cedo, uma consciência ecológica baseada no cuidado, na empatia e na relação com o ambiente, promovendo uma escola mais humana, inclusiva e sustentável.
A Rede Escola-Natureza resulta de uma externalidade positiva do projeto-piloto ‘Recreio é Natureza’, que tem como objetivo cocriar espaços de recreio com base em Soluções baseadas na Natureza (SbN). O projeto-piloto envolveu alunos, docentes e pessoal não docente num processo participativo de seleção de propostas, a partir das ideias dos próprios alunos. Incluiu, ainda, ações de capacitação da comunidade educativa, através de formações e oficinas dirigidas a docentes, pessoal não docente, pais e encarregados de educação. Saiba mais sobre este projeto-piloto AQUI
Rede Escola-Natureza: Princípios
a) Natureza como espaço de aprendizagem: a escola reconhece a natureza como um espaço privilegiado para o desenvolvimento integral da criança, promovendo experiências sensoriais, emocionais, motoras e cognitivas;
b) Brincar livre como direito essencial: a escola valoriza o brincar livre como uma necessidade vital das crianças e um direito que deve ser assegurado com regularidade, segurança e respeito pela sua autonomia;
c) Educação sensível, ecológica e relacional: a escola compromete-se a ter uma abordagem educativa que promova a empatia, a escuta ativa, a colaboração e a consciência ecológica desde a infância;
d) Espaços vivos e sustentáveis, através de Soluções baseadas na Natureza (SbN): a escola valoriza a criação e a gestão de ambientes exteriores que integrem elementos naturais e promovam a biodiversidade, recorrendo a Soluções baseadas na Natureza (SbN) que contribuem para o bem-estar, a aprendizagem e a sustentabilidade do espaço educativo.
Objetivos:
. Promover o contacto regular das crianças com ambientes naturais;
. Incentivar o brincar livre e não estruturado como ferramenta de desenvolvimento global;
. Apoiar as escolas na integração de Soluções baseadas na Natureza e da natureza como recurso educativo;
. Criar uma rede de escolas comprometidas com uma pedagogia mais natural e afetiva.
Destinatários:
Escolas públicas da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Ações da Rede Escola-Natureza
1. Adesão à Rede: As escolas interessadas assinam a Carta de Princípios e recebem o selo “Escola- Natureza”. Link para adesão à Rede AQUI
2. Diagnóstico inicial: Levantamento do estado atual dos espaços exteriores e práticas existentes.
3. Renaturalização participativa dos recreios: Processo participativo de desenho e cocriação dos espaços exteriores escolares.
4. Acompanhamento técnico especializado: Acesso a sugestões de atividades, workshops e apoio técnico para repensar espaços e práticas.
5. Implementação: Cada escola adapta os princípios à sua realidade, com apoio e acompanhamento da equipa Escola-Natureza.
6. Avaliação participativa: Recolha de feedback regular de docentes, pessoal não docente, crianças e famílias.
Ações paralelas
OFICINA “O MUNDO LÁ FORA”
Tendo como ponto de partida o livro “O mundo cá dentro”, de Deborah Underwood, no qual o mundo nos diz: “Estou aqui. Sinto a tua falta”, nesta oficina, os alunos são convidados a aventurar-se no “Mundo lá fora”, explorando a natureza de forma criativa, sensorial e educativa. Através de uma experiência imersiva e interativa, os dinamizadores guiam as crianças por diferentes formas de contacto com o meio natural, promovendo a sua ligação afetiva à natureza. Esta oficina visa desenvolver uma compreensão física e sensorial dos elementos naturais, recorrendo à expressão corporal, à imaginação e ao movimento, como formas de representação e descoberta.
Mais informação e inscrições: AQUI