A Barcelos Sénior assinalou ontem a abertura das suas novas instalações e o arranque do ano letivo, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, e do vereador da Ação Social, António Ribeiro.
O espaço inaugurado representa um novo capítulo na consolidação deste projeto, aumentando a capacidade da Barcelos Sénior. Trata-se de uma extensão das antigas instalações, que passaram agora a destinar-se apenas à parte administrativa e à criação de áreas para o convívio e lazer de ex-alunos, designadamente num novo espaço verde e na biblioteca.
Atualmente, frequentam a Barcelos Sénior cerca de 230 alunos, 70% com formação superior, com idades compreendidas entre os 50 e os 85 anos.
A riqueza de partilha de saberes é assegurada por 28 professores, através de um total de 50 disciplinas nas áreas da História da Religião e das Religiões, Tradições e Cidadania, História, Património, Filosofia do Pensamento e das Ideias, Portugal Lés a Lés, Latim, Leituras Encenadas e Declamação, Informática e Teatro, Ginástica, Hidroginástica, Dança, Informática, Pintura, Fotografia e Multimédia, Olaria, Teatro, Canto, Formação Musical, Cavaquinhos, Guitarra, Piano, Pilates e Yoga.
Durante a visita às novas instalações, Mário Constantino Lopes destacou o papel fundamental da Barcelos Sénior. “Ocupar os tempos livres dos idosos barcelenses, proporcionando-lhes a possibilidade da aprendizagem constante, através do convívio salutar e útil entre gerações, é um dos principais objetivos da Universidade Sénior de Barcelos e congratulo-os por isso. Esta universidade é mais uma razão para sair de casa, aprender algo novo e ter um envelhecimento ativo”, disse.
“Este espaço simboliza um compromisso em criar oportunidades, combater o isolamento e valorizar a experiência e sabedoria da população sénior”, concluiu Mário Constantino Lopes.
Desde a sua criação, a Barcelos Sénior tem vindo a afirmar-se como um exemplo de como é possível promover a inclusão social, combater o isolamento e valorizar o envelhecimento com dignidade e participação. Tem por objeto a promoção cultural e a integração social da população sénior, através do desenvolvimento de ações de natureza pedagógica e de formação ao nível do ensino não formal.
Popularmente conhecida como Universidade Sénior de Barcelos, a Barcelos Sénior é uma associação cultural de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 2012, por iniciativa do Pelouro da Ação Social do Município de Barcelos, em parceria com diversos organismos e entidades do concelho e com cidadãos e personalidades das áreas da cultura e do ensino.
A Barcelos Sénior está instalada na Rua da Igreja, n.º 37, na freguesia de Vila Frescainha (São Martinho).
Além de Mário Constantino Lopes e António Ribeiro, a cerimónia de inauguração da nova sede contou com a presença de representantes de várias instituições sociais e culturais do concelho, dos vários alunos, assim como do presidente da Direção da Barcelos Sénior, Nuno Pires, e de vários elementos da direção.