Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2011 Julho Alunos da Escola Secundária de Barcelos galardoados com “Prémio Escola na Europa”

Alunos da Escola Secundária de Barcelos galardoados com “Prémio Escola na Europa”

Os alunos da turma B do 7.º ano da Escola Secundária de Barcelos foram galardoados com o “Prémio Escola na Europa”, no escalão B, com o trabalho “O Minho na Europa”.

O prémio, instituído pelo eurodeputado José Manuel Fernandes, pretende distinguir três estabelecimentos escolares dos distritos de Braga e de Viana do Castelo, com o objectivo de incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos dos alunos e da sociedade em geral acerca da União Europeia e das suas instituições.

Mais de mil alunos das escolas da região lançaram-se na elaboração de trabalhos artísticos sobre a temática da Europa e da sua articulação com as regiões, como o Minho, tendo sido estabelecidos três escalões. O escalão A para os alunos do 1.º Ciclo; o escalão B para os alunos do 2.º e 3.º ciclos; e o escalão C para os alunos do ensino secundário e profissional.

O júri, constituído pelos directores dos jornais Diário do Minho, Correio do Minho, do semanário Alto Minho e da Rádio Geice, de Viana do Castelo, atribui o prémio referente ao escalão A ao Centro Escolar Prof. António de Melo Machado, do Agrupamento de Escolas de Valdevez, e o escalão C à turma D do 12.º ano do Colégio D. Diogo de Sousa. Os vencedores dos escalões A e B receberam prémios monetários no valor de 500,00€, enquanto os alunos do escalão foram premiados com uma visita ao Parlamento Europeu, em Bruxelas. Os vencedores foram ainda agraciados com o troféu “Pela nossa terra”, da autoria do escultor Maciel Cardeira.

A cerimónia de entrega de prémios teve lugar no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, em Braga, e contou com a presença dos alunos concorrentes, dos professores e responsáveis das escolas, de vereadores e do eurodeputado. José Manuel Fernandes mostrou-se satisfeito com a qualidade dos trabalhos apresentados e garantiu a continuidade da iniciativa.

O trabalho dos alunos da Escola Secundária de Barcelos – um vídeo explicativo da região do Minho, das suas características naturais e históricas, das suas potencialidades económicas mas também das suas fragilidades – foi elogiado pelo presidente da Escola, que evidenciou a importância deste tipo de iniciativas. Os alunos da Secundária de Barcelos apresentaram uma pequena peça de teatro alusiva aos bons hábitos escolares, baseada no Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente.

A vereadora da Educação da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro, esteve presente na cerimónia, congratulando-se pelo prémio atribuído aos alunos da Escola Secundária de Barcelos.

classificado em: