Saltar para o conteúdo
EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish

Reciclagem

O ciclo da reciclagem

Depois de utilizadas, as embalagens transformam-se em resíduos. Através da reciclagem podemos prolongar o seu ciclo de vida tornando-as objetos valiosos mesmo depois de usadas.

Depois de recicladas, as embalagens usadas dão origem a materiais de qualidade – novos objetos ou novas embalagens, num ciclo interminável.

Os metais, aço e alumínio reciclados dão origem a peças de uso comum como os bicos do fogão e do esquentador que tem em casa. Dentro do seu automóvel estão provavelmente muitas peças que foram produzidas graças às latas de conserva que colocou no ecoponto há uns meses.

O papel reciclado é incorporado numa infinidade de novos objetos, nomeadamente, na produção de papel de jornal, caixas de cartão canelado, papel higiénico, rolo de cozinha e embalagens de cartão. O papel reciclado não dá origem apenas àquele tipo de objetos de aspeto rústico que vemos à venda nas papelarias, como álbuns de fotografias, cadernos ou blocos de notas.

O caso do plástico chega a ser surpreendente tamanha é a diversidade de objetos que são produzidos a partir da sua reciclagem.

Já a madeira reciclada dá origem a aglomerado, material utilizado em grande parte do mobiliário que temos em casa. Sem a sua contribuição todo este ciclo é quebrado.

Por isso não se esqueça: separe sempre as embalagens usadas.

Regulamentos | Resíduos Sólidos, Higiene Urbana e Espaços Verdes

Regulamento Municipal de Resíduos Sólidos, Higiene Urbana e Espaços Verdes

Tarifários de Resíduos Sólidos

Lista de Ficheiros

Ficheiro Descrição Tamanho
pdf Tarifário Resíduos Sólidos 131 KB
pdf Tarifário de Recolhas Especiais 64 KB

Regulamento Municipal sobre a entrega, remoção, recolha e depósito de veículos abandonados ou estacionados indevida e abusivamente

2019 - Todos os Direitos Reservados - Município de Barcelos | Política de Privacidade | Desenvolvido por DMT

Tamanho da Fonte