Rede de Inovação, Sucesso Educativo e Equidade (RISEe)

MISSÃO

A Rede de Inovação, Sucesso Educativo e Equidade (RISEe) tem como missão o sucesso no desenvolvimento holístico da criança, do jovem e do adulto. Foca-se no bem-estar, na equidade e na inclusão de crianças e jovens, tal como sugerido nos princípios orientadores do Decreto-lei 54/2018.

LEMA: EDUCAMOS JUNTOS

No primado de uma educação inclusiva e universalista, tendo em vista o sucesso educativo dos alunos, “Educamos Juntos” encontra o seu fundamento no trabalho incessante dos pais, alunos, educadores, professores, técnicos especializados, assistentes operacionais e técnicos, autarquia e sociedade civil.
Desafiar inovando, desconstruindo estereótipos e idiossincrasias para a edificação de conhecimento estruturante e transformador, num exercício de cidadania ativa, livre e participada, são princípios que, mais que segmentos informadores de um lema, se constituem e exercem como uma verdadeira práxis educativa.

VISÃO

A Visão da RISEe é a coconstrução de uma rede inovadora e equitativa para atingir o sucesso Educativo. A RISEe vê o sistema educativo como um ecossistema (Brofenbrenner, 1979) em que todos os participantes (famílias, crianças, jovens, professores, lideranças, assistentes operacionais, técnicos e todos os atores deste ecossistema) influenciam-se mutuamente.

Os professores, enquanto intervenientes deste ecossistema, aportam o maior impacto no processo de ensino/aprendizagem dos seus alunos, pelo que o investimento na sua formação reverter-se-á num ensino mais fundamentado, eficaz e inclusivo. A Rede pretende criar condições e apoiar os intervenientes de modo a tornarem-se ativos e felizes, com capacidade mental para gerar ideias inovadoras e criativas.

Unindo as orientações do Ministério da Educação (Perfil do Aluno à Saída do 1.º Ciclo do Ensino Básico; Aprendizagens Essenciais, OCEPE e Decreto-lei 54/2018) e as evidências empíricas produzidas pela investigação em educação, pretendemos a implementação de uma intervenção de âmbito preventivo e, como demonstra a ciência, nos níveis iniciais do percurso escolar das crianças.

Todos os processos de transformação implicam a avaliação para construção de uma baseline, a monitorização dos subprocessos e uma avaliação de impacto. Assim, a avaliação e monitorização constituem-se como uma das componentes-chave da RISEe.

OBJETIVOS

– Promover o desenvolvimento de competências de literacia emergente que facilitem a aprendizagem formal da leitura, da escrita e numeracia;

– Promover o desenvolvimento emocional e o bem-estar da comunidade educativa;

– Capacitar docentes e outros agentes educativos, promovendo o contacto e reflexão com a produção científica atual;

– Agir prioritariamente nas etapas iniciais do sistema educativo, pela implementação de programas pelos docentes, apoiados pela equipa RISEe, de forma que todas as crianças tenham sucesso educativo;

– Promover e facilitar a colaboração entre escola e família.

A equipa RISEe é constituída por um conjunto de técnicos especializados do Município de Barcelos que está afeta ao Departamento de Educação, Saúde e Ação Social, mais concretamente à Divisão de Educação.

Rua da Madalena 37, 4750-273 Barcelos (Casa da Juventude)

Tlf: 253814307

Tlm: 919004026

E-mail: risee@cm-barcelos.pt