Saltar para o conteúdo
EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish

Guia do Peregrino do Caminho de S.Bento

O Município de Barcelos procedeu à sinalização dos Caminhos de São Bento da Porta Aberta na sua área territorial, entre as freguesias de Perelhal/Vila Cova e a Pousa.

Um projeto da CIM Cávado, em parceria com a Irmandade de São Bento da Porta Aberta que, em conjunto com os seis municípios associados (Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde) promovem o projeto “Caminhar em Segurança” que visa a valorização e sinalização dos caminhos de São Bento da Porta Aberta, de forma a possibilitar uma leitura comum dos vários percursos e uma melhor orientação estratégica e em segurança aos peregrinos e caminhantes.

Desde Fão até Terras de Bouro, são cerca de 70 quilómetros de caminho,unindo seis concelhos. O percurso é constituído por um troço central, que atravessa o concelho de Barcelos desde Vila Cova até à Pousa, e vários ramais que ligam cidades vizinhas ao itinerário principal. No total, são cerca de 120 quilómetros de trajecto já sinalizado.

Em território barcelense, são mais de 20 quilómetros de percurso divididos em duas etapas. A primeira inicia-se em Vila Cova e termina na Igreja Matriz de Barcelos (10,7 km). A segunda etapa arranca dali e estende-se até Padim da Graça, já no concelho de Braga (13,4 km). O Caminho de São Bento está dividido em sete etapas.

O Guia do Caminho pretende ser um elemento de apoio ao peregrino e caminhante, disponibilizando orientação geográfica e informação sobre pontos de interesse e de apoio e na interpretação do património religioso e cultural ao longo da rede, sendo ainda um elemento de promoção do Caminho de São Bento e para o território do Cávado.

Este projeto surge de uma candidatura ao programa Interreg Espanã-Portugal (POCTEP), que a CIM Cávado viu aprovada e que permitiu o desenvolvimento de uma imagem de marca do caminho e várias soluções de sinalética direcional.

Ver mapa do percurso

 

Descarregar DocumentoVer em ecrã inteiro

2019 - Todos os Direitos Reservados - Município de Barcelos | Política de Privacidade | Desenvolvido por DMT

Tamanho da Fonte