Saltar para o conteúdo
EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish

Casa da Azenha

A Casa da Azenha, foi construída em 1892 por António José da Silva dividia-se em três espaços distintos. O piso superior servia de habitação, sendo a casa do moleiro voltada à ponte e com acesso direto ao rio. No piso do meio ficava o local do ofício, onde estavam as moendas e o mecanismo que permitia fazer a moagem. Mais abaixo, estava o engenho que transmitia o movimento da roda exterior, acionada a água, às moendas do piso de cima.

Adquirida pela Câmara Municipal de Barcelos em agosto de 1993 e recuperada em 2003, a Casa da Azenha abriu ao público em 2015 com uma dupla funcionalidade, acolher e informar os peregrinos que por ali passam a caminho de Santiago de Compostela e simultaneamente enriquecer a cultura e o saber patrimonial, um, espaço de âmbito local que envolve a população com o seu passado, a sua história e as suas tradições.”

Este equipamento pretende simultaneamente enriquecer a cultura e o saber patrimonial, um, espaço de âmbito local que envolve a população com o seu passado, a sua história e as suas tradições.

A Casa da Azenha tem como missão estar ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, zelando pela conservação e salvaguarda dos patrimónios e pela perpetuação da memória das vivências económicas, sociais e etnográficas.

Protege e valoriza as realidades culturais da comunidade onde está inserida, salvaguarda o património material e imaterial e defende a memória e a identidade a local.

ENTRADA LIVRE

 

Horário

  • Terça a sexta-feira: 09h00 às 17h00
  • Fim de semana:
    • Horário de inverno( novembro a março): Encerrado
    • Horário de Verão (abril a outubro) sábados e domingos das 14h00 às 17h00

Endereços e Contactos

Rua Duques de Bragança

4750-292 Barcelos

EMAIL: casadaaazenha@cm-barcelos.pt
TLF: 253 809 693

2019 - Todos os Direitos Reservados - Município de Barcelos | Política de Privacidade | Desenvolvido por DMT

Tamanho da Fonte