Biblioteca Municipal

Fundada em 10 de Junho de 1880, está instalada, desde 1996, na chamada Casa dos Machados da Maia, edifício do século XVI, de traça manuelina, ao qual se acrescentou um novo edifício construído no seu logradouro.

Dispondo de amplas e funcionais instalações, que lhe dão a feição de um espaço agradável, tem como missão promover a difusão do livro e da leitura e contribuir para a criação de hábitos de leitura, mas também a de preservar e divulgar a memória histórica e literária local.

O seu espólio é valioso, sendo de salientar os fundos documentais pertencentes ao antigo Convento de Vilar de Frades, às Bibliotecas do Conde de Azevedo e de Álvares da Silva e um Fundo Local significativo constituído por monografias, separatas, opúsculos, postais ilustrados, fotografias, cartazes, desdobráveis e publicações periódicas referentes a Barcelos e a autores barcelenses que integram a chamada “Barceliana”.

Do seu vasto programa de extensão cultural, que se realiza, na própria Biblioteca Municipal, e, nas Bibliotecas Escolares, assumem particular relevo, os encontros com escritores, os vários ateliês e acções de formação, as palestras sobre diversos temas, a divulgação do património local, através de exposições documentais e iconográficas, o debate de assuntos com interesse para a comunidade, o incentivo e apoio à publicação de livros, bem como a realização de exposições de fotografia e de artes plásticas.

O teatro, a música e o cinema são outras áreas que acarinhamos e não faltam iniciativas que mobilizem todos, mas muito especialmente as crianças e os jovens.

A ligação com a comunidade, com as escolas e com as associações culturais e profissionais, é um vector na nossa conduta, bem como a atenção aos interesses e às novas necessidades dos clientes.

Horário

Segunda a sexta-feira: das 9.30 às 18 horas; sábado: 9.30 às 12.30 horas

Contactos

Telefone: 253809641; Fax: 253809662;

email:biblioteca@cm-barcelos.pt

Morada

Largo José Novais, 47 a 58

4750-310 Barcelos