Gestão da Qualidade

Política de Qualidade

Visão

O Município de Barcelos orienta a sua ação no sentido  de  transformar  o  Concelho  num  centro  de excelência, no âmbito da prestação de serviço público, tendo por referência as melhores práticas e a criteriosa aplicação dos  recursos  disponíveis,  para  assim  garantir  a  satisfação  plena  das  necessidades,  expectativas  e aspirações dos cidadãos/munícipes.

Missão

A missão do Município de Barcelos consiste na prestação do serviço público às populações, de acordo com as atribuições e competências da Autarquia, procurando exceder as expectativas dos nossos  cidadãos/munícipes,  através da procura contínua de soluções inovadoras capazes de permitir a racionalização, desburocratização e o aumento da produtividade na prestação dos serviços aos Cidadãos.

Os serviços municipais dirigem a sua atividade baseados nos seguintes Valores:

  • Enfoque no Cidadão/Cliente/Munícipe: adoção de políticas públicas que promovam a inovação e excelência na prestação dos serviços municipais, tendo como objetivo a sua total satisfação;
  • Ética e Transparência: exigência de elevados padrões de ética, combatendo todas as formas de insuficiente transparência no funcionamento dos serviços municipais;
  • Equidade: respeito absoluto pela legalidade, pela igualdade de tratamento de todos os cidadãos e pelos direitos e interesses destes consagrados na lei;
  • Participação: diálogo e participação expressa numa atitude de permanente interação com as populações;
  • Qualidade e Eficiência: a qualidade de gestão assente em critérios técnicos, humanos, económicos e financeiros eficazes e na prestação de serviços expeditos, modernos e descentralizados;
  • Valorização Profissional: realização profissional e pessoal dos colaboradores do Município.

 Política da Qualidade

O Município de Barcelos assume a Gestão da Qualidade como um exercício de modernização administrativa dos serviços públicos e da gestão autárquica, considerando-a fundamental para a construção de um modelo de excelência dos serviços municipais, dando um papel de destaque à satisfação plena das necessidades e expectativas dos munícipes.

Nesse sentido, declara o seu empenho e compromisso em desenvolver uma Política da Qualidade que assegure rigor, transparência e excelência dos serviços prestados, satisfazendo continuamente as necessidades e expectativas dos seus munícipes/cidadãos, assente nos seguintes princípios:

  • Fomentar uma gestão pública participada, através da audição dos Munícipes /Cidadãos quanto à qualidade dos serviços prestados  pela Câmara Municipal Barcelos;
  • Aumentar a confiança dos Munícipes nos serviços públicos, facilitando a sua vida quotidiana, o exercício dos seus direitos e o cumprimento das suas obrigações;
  • Facilitar a racionalização e a eficiência da autarquia, promovendo uma maior partilha de meios e de informação entre os vários serviços municipais;
  • Impulsionar a melhoria contínua e reengenharia de processos, tendo por base a sua monitorização e medição, de forma a obter dados e informações que permitam, com transparência, rigor e isenção, a tomada de decisões eficazes baseadas em factos;
  • Garantir as condições para dispor de uma equipa de colaboradores motivada e competente, identificando os meios necessários e promovendo a sua participação em ações de formação adequadas;
  • Fomentar a melhoria contínua da eficácia do sistema de Qualidade e garantir o cumprimento dos requisitos legais e regulamentares;
  • Promover o respeito pela qualidade ambiental e a sustentabilidade do Concelho.
Certificado de Conformidade (NP EN ISO 9001:2015) EIC-2023
Relatório Reclamações 2023

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