Você está aqui: Entrada Banco local de voluntariado

Apresentação

 

A Câmara Municipal de Barcelos em parceria e apoio com o Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado (CNPV), reconhecendo a importância fundamental do voluntariado, congrega esforços em conjunto com as instituições de forma de potenciar a cidadania ativa e consequentemente a prática do voluntariado.

 

Voluntariado:

O voluntariado, é o conjunto de acções sem fins lucrativos, de interesse social e comunitário, realizadas por pessoas de forma altruísta, no âmbito de projectos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade desenvolvidos por entidades publicas e privadas.

È uma atividade inerente ao exercício de cidadania que se traduz num relação solidária com o próximo, participando de forma livre e organizada, no contributo para o desenvolvimento social.

 

Dia 5 de Dezembro celebra-se o Dia Internacional do Voluntariado. Foi criado em 1985 pela Assembleia-geral das Nações Unidas, com o objectivo de apoiar grupos dedicados a ações voluntárias em diversas categorias sociais.

 

O Banco Local de Voluntariado (BLV) de Barcelos é constituído por 460 voluntários inscritos e 112 integrados, na tabela que se segue podem ser consultados alguns números alusivos à atividade desenvolvida.

 

Banco Local de Voluntariado

2015

2016

2017

Voluntários inscritos

55

50

20

Avaliações psicológicas

53

45

17

Voluntários com formação geral inicial

29

13

-

Voluntários com formação específica

1

4

-

Voluntários presentes em ações/reuniões de informação/sensibilização

50

53

62

Voluntários integrados nas instituições

4

14

1

Banco Alimentar Contra a Fome

4

6

2

Liga Portuguesa Contra o Cancro

2

4

2

Reflorestação autóctone

2

-

-

Banco de Recolha de Material Escolar

-

1

5

Época Balnear

-

5

1

“Férias de Natal”

-

1

-

Embrulhos de Natal

-

3

-

“Férias de Verão Inclusivas”

-

-

2

“Arqueologia à Noite”

-

-

1

Palestra “The sun-rise program”

-

-

3