Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2011 Setembro Barcelenses premiados e distinguidos na Mostra de Artesanato

Barcelenses premiados e distinguidos na Mostra de Artesanato

O Parque da cidade de Barcelos recebeu, entre os dias 29 de Julho e 7 de Agosto, a 29ª Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos. Este ano a Mostra contou com a presença de 111 participantes, entre eles, artesãos, produtores de vinho, associações e instituições.

A Empresa Municipal de Educação e Cultura de Barcelos, entidade organizadora do evento, faz um balanço muito positivo, nomeadamente a afluência de público, que contou com cerca de 110 mil visitantes, mais do que no ano anterior.

A oferta de animação foi constante – folclore internacional, arruadas, desfolhadas minhotas, malhadas do milho, cantares ao desafio, rancho folclórico e etnográfico e muita música.

Este ano realizou-se pela primeira vez a Gala do Artesanato que atribuiu prémios e distinções de reconhecimento aos artesãos e ao artesanato.

Foram distinguidos sete artesãos: Maria Ermelinda (Bordados), Cobres Cunha (Metais, Ferro e Derivados), Bernardino Coelho (Madeiras e Derivados) Manuel Macedo (Figurado), Olinda Costa (Tecelagem), Manuel Fernandes (Olaria), Carlos Dias (Miniaturas).

O Prémio Inovação foi atribuído a João Lourenço, registando-se duas menções honrosas – Manuel Cordeiro e Eva Pedras. O Prémio Revelação foi para Nelson Oliveira.

Quanto ao Prémio Carreira foi atribuído a Júlio Alonso, um artesão que se dedica há várias décadas à produção de peças em barro preto.

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos fez a entrega dos prémios e, no final, destacou a qualidade e a riqueza do artesanato barcelense, reafirmando a aposta do Município no apoio ao trabalho desenvolvido pelos artesãos.