Esta campanha tem uma dupla função: por um lado é um apelo à       separação de resíduos, com evidentes ganhos ambientais e, por       outro, contribuir para uma imagem da Feira Semanal como um espaço       limpo e asseado, respeitado por todos e que contribua para que       cada vez mais pessoas frequentem aquela que é a uma das mais       emblemáticas feira tradicionais do país e um dos principais       atrativos da cidade à quinta feira. 
A primeira destas ações de sensibilização realizou-se na       quinta-feira, dia 17 de janeiro, com a distribuição de panfletos       junto dos feirantes, para elucidar este problema e desconstruir a       ideia de lixo como algo sem valor e substituí-la pela noção de       resíduo, cujas matérias-primas devem ser aproveitadas e       valorizadas com a sua reintrodução no processo produtivo, ou seja,       reciclando os materiais sem utilidade para novos usos.
Para além de relembrar os procedimentos de triagem e       acondicionamento para a recolha seletiva de papel, embalagens de       plástico e vidro, esta ação pretendeu esclarecer sobre o processo       de colocação de um objeto no ecoponto até à sua reintrodução no       processo produtivo.