Quatro novas exposições vão ocupar quatro espaços municipais – Torre Medieval, Biblioteca Municipal, Espaço Cultura e Galeria de Arte.
A primeira a abrir ao público é a exposição “Figurado em Três Tons”, de Conceição Messias, e vai ser inaugurada às 17h00 do dia 26 de setembro, na Torre Medieval.
No mesmo dia, mas às 18h00, abre ao público “Metamorfoses”, de Irina Marques, na Biblioteca Municipal de Barcelos.
Ainda no dia 26, às 21h30, no Espaço Cultura, é inaugurada a exposição de fotografia “Errar Melhor Todos os Dias”, pela Barcelos Sénior. A mostra vai estar patente até 7 de novembro.
No dia a seguir, sábado, 27 de setembro, às 16h00, na Galeria Municipal de Arte, é inaugurada a exposição “Subsolo” de Diogo Figueiredo.
“Figurado em Três Tons”, por Conceição Messias | Torre Medieval
Tal como o nome indica, Conceição Messias apresenta nesta exposição as suas três linhas de produção: Figurado de Barcelos (produção certificada), figurado em terracota (com ou sem rosto) e figurado vidrado (com ou sem rosto). A artesã afirma que não consegue abdicar de nenhuma delas, pois são estes três tons que a caracterizam e a identificam no seio da comunidade artesanal e artística. A mostra vai estar patente até ao dia 16 de novembro.
“Metamorfoses”, de Irina Marques | Biblioteca Municipal
A exposição “Metamorfoses” propõe uma imersão na pintura abstrata como linguagem da mudança, do renascimento e da multiplicidade do ser.
As pinturas apresentadas transitam entre o caos e a ordem, explorando a identidade feminina como um território de reinvenção permanente. As formas, ainda que dotadas de contornos, não são rígidas. Pelo contrário, parecem vibrar e mover-se, como se estivessem prestes a recombinar-se em novas configurações. As cores intensas sobrepõem-se em camadas, criando profundidades e atmosferas que remetem a estados emocionais em transformação. Mais do que uma exposição contemplativa, “Metamorfoses” é uma experiência sensorial e simbólica, que convida o observador a mergulhar nesse espaço de transição. A mostra vai estar patente até ao dia 15 de novembro.
“Errar Melhor Todos os Dias”, pela Barcelos Sénior | Espaço Cultura
Esta exposição, que vai estar patente no Espaço Cultura até 7 de novembro, incide sobre trabalhos fotográficos de doze alunos da disciplina de fotografia da Universidade Barcelos Sénior.
“Subsolo”, de Diogo Figueiredo | Galeria Municipal de Arte
Diogo Figueiredo, artista barcelense, apresenta, nesta exposição de desenho, reflexões, pensamentos e homenagens a pessoas que lhe são importantes. Durante um mês e meio, riscou treze desenhos. E não se trata apenas da sua segunda exposição de Desenho, trata-se agora de se expor a si mesmo. São três breves narrativas gráficas, em que imagem e desenho não se podem separar. A mostra vai estar patente até 8 de novembro.