O presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, marcou presença, no passado sábado, na inauguração das obras de requalificação da Casa da Galo Novo, em Galegos Santa Maria, assinalando a reabertura do edifício destruído por um incêndio em 2023 e o reforço do apoio à população idosa.
O novo espaço permite agora que a Associação Galo Novo IPSS retome a sua atividade em pleno, designadamente com a entrada em funcionamento, a breve prazo, do Centro de Dia e do Serviço de Apoio Domiciliário à população sénior. A concretização deste projeto foi possível após a conclusão das obras realizadas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Na cerimónia de inauguração, Mário Constantino Lopes sublinhou a importância do trabalho em parceria entre as diferentes entidades locais, referindo que “é muito mais fácil alcançar bons resultados quando existe cooperação entre a associação, a junta de freguesia, os voluntários e o Município”.
Destacou, ainda, que este novo espaço permitirá criar melhores condições para a população sénior, através da promoção do convívio, da proteção e do acompanhamento próximo, “contribuindo para um envelhecimento mais digno e ativo”.
Durante a cerimónia, foi igualmente salientado o papel do Município de Barcelos no processo de recuperação e requalificação do edifício, nomeadamente no acompanhamento prestado desde o incêndio ocorrido a 17 de novembro de 2023 e no apoio ao arranque do processo ao abrigo do PRR, fator determinante para a concretização das obras agora inauguradas.
A Galo Novo é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) fundada em 18 de dezembro de 2003, com o objetivo de dar resposta aos anseios da comunidade na área social.
Na cerimónia de inauguração da nova Casa da Galo Novo, além do presidente da Câmara Municipal de Barcelos, estiveram também presentes o vereador da Ação Social, José Paulo Matias, e a presidente da Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria, Cristina Lopes.




